- PUBLICIDADE -

Diferença cultural!!

Sempre gostei de analisar a diferença cultural existente no Brasil, mas agora me encantei com a diferença existente na América! Fico imaginando o Thiago (Ten. Gomes Nascimento) que é um verdadeiro estudioso nessa área passeando pelas ruas de Buenos Aires e vendo a diferença entre nossa distribuição de efetivo e a deles…
Tenho visto a polícia da capital, menos despreparada que as outras das províncias, assim como no Brasil, mas hoje vi algo na TV que me chamou a atenção e me fez querer compartilhar com os leitores do Blog…
Esta madrugada em Mar Del Plata ocorreu um incidente entre policiais e um taxista que fez a população se revoltar e quebrar tudo…
Quando digo quebrar tudo é TUDO MESMO… Viaturas e policiais!
Vi uma tropa de choque despreparada, QUE RECUA e uma população liberando toda raiva que sente da polícia…
Para a população a polícia aqui trabalha para os dois lados (a polícia e os bandidos) e a maior corrupção ocorre no transito…
Alguma semelhança com o Brasil é mera coincidência…
Ah estava me esquecendo… O maior ídolo deles atualmente é o Capitão Nascimento do Tropa de Elite…
Por que será?
Percebo que o problema não é exclusividade do Brasil, a diferença entre ambos, é que a Argentina deu o primeiro passo para mudar. Hoje ainda não está bom, mas melhorou muito segundo a população. Não se muda uma cultura de um dia para o outro, mas muda-se uma estrutura.
Cada dia que penso em mudança lembro-me do projeto policial do futuro. Percebo que estamos no caminho certo, como concluí ao fazer uma monografia no passado, intitulada: Desmilitarização das polícias: Uma mudança cultural ou uma questão de sobrevivência?
Em Brasília primeiro estamos mudando a cultura e ela se encarregará do resto!! Como disse o Thiago no comentário sobre o texto que escrevi anteriormente, é necessário reestruturarmos nossa polícia, só precisamos descobrir como!
Acredito que seja necessário urgentemente debatermos o tema e criarmos um modelo de polícia BRASILEIRO. Talvez nós blogueiros possamos dar o primeiro passo! Estou cansado do modelo ultrapassado que temos! É preciso mudar, para isso, é necessário criar um método! É hora de pensarmos polícia, respirarmos polícia e vivermos polícia, até encontrarmos esse modelo…
Esse se tornou meu desafio! Chega de falácia, palavras vazias, políticos que não conhecem a segurança pública, mas definem nossos destinos!
É chegada a hora de nos unirmos (policiais, sociólogos, advogados, toda a sociedade) para discutirmos o destino que queremos para a nossa polícia daqui a dez anos!
O primeiro passo é definirmos onde estamos e onde queremos chegar, que modelo temos e que modelo queremos!
Desafio cada blogueiro a fazer discípulos nesse sentido (discutir polícia, respirar polícia, viver polícia…)!
Se não dermos o primeiro passo alguém dará e mudará nosso destino… pensem nisso!
Obs: O teclado está configurado para o espanhol por isso os erros, assim que retornar vou arrumar!

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
Notícia anteriorMorte de colega desvendada!
Próximo notíciaO valor de um amigo!
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -