- PUBLICIDADE -

Mobilização interna – É preciso mudar!

Mais uma vez retorno ao tema MOBILIZAÇÃO SOCIAL, conforme já expliquei, por dois anos detive-me as questões “filosóficas” do policiamento inteligente, ou seja, buscamos quebrar pré-conceitos por meio de conceitos existentes, com o objetivo de gerar um novo conhecimento no campo da segurança pública. Nessa área nos deparamos com a “mobilização interna” e a “mobilização externa”.
A mobilização interna refere-se ao processo de empoderamento individual por meio de agendas de crescimento de cada policial, mudando o micro, mudaremos o macro. É o segundo passo rumo à redemocratização dentro da Corporação. Precisamos nos fortalecer para fortalecermos nossa Instituição. Precisamos ocupar cargos estratégicos na estrutura do governo para empoderar-nos. Cargos que realmente façam a diferença em nossa cidade. Precisamos valorizar a competência!
Mobilizar, aqui, significa: movimentar (se), mover (se), pôr (se) em ação, movimentar-se para deflagrar uma ação.
Não é possível precisar como o termo “mobilizar” começou a se destacar e a ampliar um significado mais estrito ao qual estava tradicionalmente associado, o de “movimentar tropas”. No dicionário Aurélio significa:
“Por (se) em ação (tropa) para a guerra ou ante perigo de guerra.”
A idéia de um movimento para a luta social está ligado ao objetivo dos movimentos sociais de massa e, em sentido bélico, está de acordo com as lutas “revolucionárias”, nossa “revolução” deve ser CULTURAL. Para os revolucionários “mobilizar” sempre foi uma prática essencial. Aqui precisamos do outro conceito de MOBILIZAR para difundirmos essa idéia.
Mobilizar significa: Arregimentar, sensibilizar ou comover, conclamar, chamar à ação (pessoas, grupos, instituições…)
Nesse sentido, precisamos arregimentar pessoas para RENOVAR NOSSAS ASSOCIAÇÕES. Precisamos sensibilizar ou comover a sociedade para que ela entenda que o policial está se especializando. Precisamos conclamar todos a MUDAR DE POSTURA na instituição. Precisamos AGIR (ação). Afinal, a polícia precisar mudar, a polícia somos nós!

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -