Novembro Azul: PMDF realiza palestra de prevenção ao Câncer de Próstata

A fim de conscientizar e prevenir o câncer de próstata nos policiais militares do DF, o Centro Médico da PMDF, por meio do ciclo anual de palestras sobre saúde, realizou na tarde desta segunda-feira (18) uma palestra dedicada a saúde do homem, de acordo com a Campanha Novembro Azul.

 Os médicos palestrantes, o urologista Ricardo Ferro (major da PMDF) e o doutor Renato Barros (IMEB), abordaram inicialmente toda a estrutura que compõe o órgão e para que serve a próstata. Seguiram com todas as doenças que abrangem a região, até chegar ao tema principal: o câncer de próstata. Segundo estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer), somente em 2019 serão diagnosticados cerca de 68 mil novos casos da doença no país.

De acordo com os palestrantes, idade, histórico familiar, ser da cor negra, obesidade e hábitos alimentares são fatores que contribuem para o aparecimento do câncer. Um fato importante citado pelos dois médicos é que a doença não tem sintoma, portanto a necessidade de prevenir periodicamente com os exames como o de toque retal e PSA, aumentam as chances de cura em caso de diagnóstico precoce. Ressalta-se que quando um paciente sente dores lombares ou na bacia, o caso pode já ter alcançado uma metástase óssea, mas nem todas essas dores locais são provenientes do câncer de próstata. O ideal é sempre procurar um médico e fazer os exames periódicos a partir dos 50 anos se não tiver fatores de risco.

TABU

 O exame de toque é responsável por diagnosticar 20% dos casos de câncer de próstata, revelando a importância e seriedade em que se deve levar a questão. Com saúde não se brinca!

 A próstata é uma glândula que se localiza na parte baixa do abdome. Para se ter uma noção do tamanho dela é só compará-la a uma ameixa seca. Fica embaixo da bexiga, envolve a parte da uretra e ajuda a produzir o sêmen.

 DADOS DO BRASIL

 Os dados apontam que 1 em cada 6 homens terá câncer de próstata. Este tipo de câncer mata um homem a cada 36 minutos no Brasil.

 O aumento nas taxas de incidência no Brasil pode ser justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames); melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país; maior conscientização por parte da população masculina e aumento na expectativa de vida.

 Ao final do evento, policiais militares receberam, por sorteio, kits do Boticário e de papelaria da Clínica de Imagem.

Informações do Site PMDF