- PUBLICIDADE -

O que você faz diante de uma injustiça?

Gostaria de iniciar a reflexão de hoje com uma pergunta:
O que você faz diante de uma injustiça?
Ser justo é nobre, mas o que é justiça? Aprendi que ser justo é dar a cada um a medida merecida, algo simplista, mas eficaz.
As vezes ser subordinado (soldado) em uma Instituição hierarquizada, implica em se tornar injusto. O que fazer quando seu superior é injusto e você não quer expô-lo quando deveria fazê-lo?
Ontem trabalhei em uma área crítica de Brasília e vi uma injustiça. Normalmente ela ocorre com aqueles que não podem se defender, o que a torna mais covarde. O descontrole de quem conduz uma abordagem pode gerar graves consequências e a pior delas, em minha opinião, é a covardia. Inaceitável em uma democracia.
Respeito a todos os graduados, mas respeito ainda mais os que trabalham com sabedoria e discernimento. Já ouvi uma vez, que usar o “bom senso” é cumprir a lei. Será? Creio que usar o “bom senso” e se fazer respeitar!
Cumprir a lei com quem a desconhece é fácil, quero ver alguém cumprir a lei com um conhecedor dela. Ningúem será preso senão em cumprimento de ordem judicial ou flagrante delito, isso é regra básica! O que vai além disso é abuso, inaceitável!
Vejo que todo complexo de superioridade possui por trás um outro de inferioridade. Nâo somos tão grandes como alguns pensam que são. Não podemos fazer tudo que queremos somente com base no PODER DISCRICIONÁRIO, pois o limite dele é a lei. O poder de polícia é restrito, pertence a cada um de nós, limitado pela lei. Somos mediadores de conflito, nada mais que isso. Terceiros conduzido uma discussão para chegar em um denominador comum!
Pensem nisso!
Um lindo dia a todos!
Vivam a vida!
Desabafo de um soldado!

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -