Sempre acompanho o site dos candidatos Aprovados no último concurso da PMDF e vejo algumas discussões interessantes.
Gostaria de postar um comentário de um usuário do site e meu comentário sobre o post dele…creio que sanará algumas dúvidas sobre o texto de ontem…
Candidato:
Veja o atual efetivo da PMDF publicado no dia 12/11/2009 depois de assinado o PCS. Após a assinatura do PCS saiu muita gente e existe previsão de sair ainda mais. Realmente a PMDF mesmo chamando todos os excedentes o efetivo ainda estará muito longe de atigir os 18.671 conforme o PCS:
Art. 2º O efetivo da Polícia Militar do Distrito Federal é de dezoito mil seiscentos e setenta e um policiais militares distribuídos em Quadros, conforme disposto no Anexo I desta Medida Provisória.
Efetivo geral hoje PMDF:14.613
Efetivo diário: 4.722
Viaturas (Frota Geral): 2.262
Viatura Diárias: 827
Diurno: 435
Noturno: 392
Fonte: http://www.pmdf.df.gov.br/documentos/balanco.pdf
http://www.pmdf.df.gov.br/?pag=noticia&txtCodigo=3402

Aderivaldo Cardoso:
Muito interessante esse tópico…
Tenho discutido esse assunto no Blog Policiamento Inteligente (http://aderivaldo23.wordpresss.com//), mas a maioria tem tido dificuldade em visualizar o que tenho dito…
Esse realmente é o efetivo, mas o único efetivo que importa para contratação de pessoal é o quantitativo de Soldados e 2º Tenente. São eles que definem quantos policiais podem ser contratados. Para se realizar um concurso alguns fatores são observados, mas atento-me mais para dois:
VAGAS EXISTENTES NO QUADRO DE ACESSO (SOLDADO), e
DISPONIBILIDADE ORÇAMENTÁRIA.
ATUALMENTE TEMOS 5.500 (VAGAS) PARA SOLDADOS COM A NOVA LEI (APROXIMADAMENTE), mas temos praticamente esse efetivo hoje, sem contar os “agregados” (pessoas que estão em outras funções e não contam no efetivo, caso retornem está sobrando soldados)….
A vantagem de vocês é que na época em que iniciamos o processo, o efetivo de soldados pela lei 11.134/05 era de mais de 9 mil homens e haviam abertas aproximadamente 1500 vagas para o “cargo inicial’ da Corporação. Hoje não temos as vagas, mas como o concurso está em andamento e elas surgirão até abril de 2011, então não teremos problemas, além disso, vocês poderão ficar como EXCEDENTE, como ocorreu com os últimos que entraram….Soldado 2ª Classe (aluno) não ocupa vagas e é promovido independente de vagas…Quanto a isso não teremos problemas…
O grande problema é que enquanto houver EXCEDENTE não temos como abrir outro concurso e isso ocorrerá até abril de 2011, quando ocorrem novas promoções…Em minha opinião somente teremos condições de iniciar um novo processo de contratação em 2012, para aproximadamente 800 vagas, caso minha turma seja promovida, pois cada vaga de soldado fica ocupada OBRIGATORIAMENTE por DEZ anos. Em média com a nova lei passa a ser uns 12 anos e meio….
Exemplo: Entrando em 2010 um efetivo de 1500 soldados, essas vagas somente serão liberadas em 2020, se vocês forem promovidos com DEZ ANOS DE SERVIÇO…nesse sentido basta subtrair o efetivo PREVISTO do EXISTENTE (5500 – 1500 = 4000). Em 2020 se todos os SOLDADOS existentes hoje já forem cabos e não houver nenhum concurso até lá, PODERÍAMOS NO MÁXIMO CONTRATAR 4 MIL NOVOS POLICIAIS, INDEPENDENTE DE TERMOS 8 MIL VAGAS SOBRANDO PARA CIMA…
Fraternal abraço a todos e boa sorte
Aderivaldo Cardoso
Blog Policiamento Inteligente
Fonte: http://aprovadospmdf.com.br/pmdf/forum/viewtopic.php?f=5&t=1418
O Planejamento Estrátégico deve ser pensando em CURTO, MÉDIO e LONGO PRAZO!!
Para nossa reflexão:
“Momentos de definição são interseções que nos proporcionam uma oportunidade de dar a volta, mudar a direção e buscar um novo destino. Apresentam opções e oportunidades. Nesses momentos, devemos escolher. E essa escolha que fizermos nos definirá.” (John Maxwell)