O que está acontecendo com a nossa polícia e a nossa sociedade? A falta de lideranças políticas, que nos mostrem o caminho e tomem a frente da batalha está gerando o caos. Depois toda a culpa cai no colo da polícia que no final, é quem tenta resolver o problema gerado por outros, diga-se, pelos próprios políticos.
Vivemos um momento perigoso e sensível para as forças de segurança pública em todo o país. Não podemos subestimar tudo que está acontecendo. Nós operadores da segurança pública precisamos ficar atentos aos sinais. A politização e ideologização das forças de segurança pode ser uma das causas.
Precisamos ver os sinais. É preciso ter uma atenção especial para os fatos que estão acontecendo no campo da segurança pública. Quando abrirmos os olhos será tarde demais.
A ação cinematográfica, na qual, um policial militar invadiu o gramado em frente ao Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador, na Bahia, e disparou pelo menos uma dezena de tiros para o alto, na tarde desse domingo (28/3), e acabou morrendo no Hospital Geral do Estado (HGE), após ser alvejado por colegas de farda no desenrolar da ocorrência e da negociação, deixa evidente que algo está errado.
O uso político das instituições policiais tanto por políticos, quanto por seus agentes, acende a luz de alerta do sistema.