A segunda turma de praças policiais femininas da Polícia Miliar do Ceará (PMCE) completou 27 anos de corporação nesse domingo (2). O grupo de 53 policiais militares femininas recebeu o distintivo de formatura em solenidade realizada no Quartel do Comando Geral, no dia 2 de janeiro de 1999, e foi notícia de grande circulação à época. Hoje, permanecem na Corporação 47 delas.
O curso de formação da turma feminina foi realizado na Companhia de Polícia Feminina, que era situada na rua Pedro Ângelo, no centro de Fortaleza-CE. A formação teve duração de seis meses e abrangia instruções sobre noções de direito, técnica de abordagem policial, relações públicas, educação físicas, moral e cívica, dentre outras.
A época, com esse incremento, as fileiras femininas na Instituição militar chegaram ao número de 188, das quais 10 eram oficiais e 178 praças. O Comandante Geral do ano, Coronel Gilson Liberato, na oportunidade disse que “a mulher, cada vez mais, ocupa seu espaço, de forma firme e determinada”.
Integrante da Turma
A subtenente Ana Patrícia é uma das integrantes, ainda na ativa, desta 2ª turma (em destaque na imagem acima). A policial feminina está lotada, atualmente, na 2ª Companhia de Guarda Palaciana (2ªCPG), responsável pela segurança nos órgãos do Poder Legislativo Estadual.
Logo que ingressou na PMCE, a subtenente atuou como motorista de viatura na Companhia de Policiais Femininas. Em seguida, foi para o patrulhamento ostensivo na malha central do antigo Batalhão de Trânsito (BPTRAN), Colégio da PMCE e Proerd, até chegar à 2ª CPG.
Um dos sentimentos que a suboficial cultiva dentro da Instituição é o da união de sua turma, que até os dias atuais, ainda, realiza encontros para matar a saudade da época de academia militar, compartilhar experiências da vida profissional e “colocar as conversas em dia”, como ela mesmo descreve.
Efetivo feminino atual
A PMCE tem em seus quadros um total de 784 policiais militares femininas, sendo 109 integrantes do oficialato e 675 da carreira de praças. Com a recente alteração legislativa, que aumentou de 5% para 15% o número de vagas destinadas para mulheres nos concursos para a Instituição, a presença feminina tende a aumentar.
O comando da Polícia Militar parabeniza os 27 anos da 2ª turma de Policiais Femininas, ao tempo que também agradece pelos relevantes serviços que prestam, com um papel fundamental na Instituição, seja nas funções de comando ou nas de execução; seja na atividade meio, ou na atividade fim de elevar a segurança pública do povo cearense.
Assessoria de Comunicação da PMCE