A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Policiamento do Meio Ambiente (BPMA), prendeu, na manhã de hoje, 14, Antônio Tilemon Pereira Furtado (36) por posse ilegal de arma de fogo e crime ambiental após informações de promoção de rinha de galos. Na ocasião foram resgatados 16 pássaros silvestres e foi apreendida uma espingarda em Trairi-CE.
Por volta das 11h00, uma equipe do BPMA recebeu informações de que, em uma casa na localidade de Vila Urubu, estava acontecendo maus tratos a um animal doméstico, um cachorro, e havendo também a promoção de uma rinha de galo.
Diante da denúncia, os policiais militares ambientais foram até o local averiguar as informações. Ao chegar, não houve o flagrante dos crimes apontados, porém, foi constatada a criação de pássaros silvestres sem a autorização legal de órgãos competentes.
Ainda, Antônio Tilemon tinha na residência uma espingarda calibre .12, uma munição recarregada, uma munição intacta e duas deflagradas, tudo sem autorização legal.
O suspeito foi apresentado na Delegacia de Trairi onde foi feita autuação com base no artigo 12 do Estatuto do Desarmamento e artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais.
Os pássaros foram apreendidos e encaminhados para um abrigo na cidade de Aquiraz.
Assessoria de Comunicação da PMCE