A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de uma composição do 4º Comando Regional Policial Militar (4º CRPM), resgatou cinco cachorros de maus tratos e conduziu à delegacia o tutor deles, identificado como José Cardoso dos Santos, 83. O fato ocorreu na tarde de ontem, 16, em Icó-CE.
Por volta das 13h 45min, a Corporação, a partir de denúncias anônimas, foi acionada para a ocorrência de um possível crime ambiental em uma residência no Centro do município. Quando a composição chegou ao local apontado, pôde constatar a infeliz veracidade das informações. Os cinco cachorros foram encontrados submetidos à situação precária, visivelmente desnutridos, sem nenhuma alimentação disponível, sem proteção a chuva ou sol e acorrentados em meio à lama no quintal da residência.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito, sendo este conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Icó-CE, juntamente com os cachorros, para a apresentação à autoridade policial competente, a qual optou por enquadrar o senhor José Cardoso conforme o Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605/1998 (maus tratos).
Os animais foram resgatados e, em seguida, encaminhados à uma Organização Não-Governamental (ONG) local, onde foram acolhidos e receberam a devida assistência.
Assessoria de Comunicação da PMCE