A Polícia Militar do Ceará (PMCE) recuperou durante a madrugada de ontem, 11, um caminhão e uma carga avaliada em R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). O trabalho policial teve início por volta de 19h30min quando a equipe do 12º Batalhão Policial Militar (12ºBPM) foi acionada por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para a Estrada da Soleira, na localidade de Taquara, Caucaia/CE, dando conta de que três homens teriam sido vítimas de roubo de carga.
O caminhão de placa OJR-1061/RN vinha carregado com confecções, bijuterias, sandálias, óculos esportivos, cosméticos e sacolas personalizadas pela CE-040, município de Eusébio, vindo do estado do Rio Grande do Norte, quando foi interceptado por um veículo ocupado por quatro indivíduos armados. Durante a ação criminosa, três trabalhadores foram feitos de reféns sendo colocados no carro usado pelos infratores, enquanto dois dos suspeitos levaram o caminhão para desviar a carga. Entretanto, momentos depois as vítimas foram liberadas na localidade de Taquara, mais precisamente na Estrada da Soleira. Após serem soltos, os homens ligaram para o 190 pedindo ajuda, momento em que os policiais militares foram até o local e encaminharam as vítimas para a Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC) para registrarem o Boletim de Ocorrência (BO).
Instantes depois, por volta das 20h00min, o proprietário do caminhão, residente no Estado do Rio Grande do Norte, entrou em contato direto com o 12º BPM, através do Disk Denúncia, informando do roubo do veículo e que o rastreamento estava apontando para a localidade de Pitombeira, mais precisamente na avenida João Fontenele. De imediato, os PMs iniciaram as diligências e localizaram com êxito o caminhão roubado, porém, a carga não se encontrava mais no veículo. Diante da situação, o caminhão foi levado para a DMC, onde ficou apreendido para os procedimentos legais. Posteriormente, o Delegado de plantão entrou em contato com a empresa de rastreamento do veículo e conseguiu algumas localizações de paradas do caminhão durante o roubo, momento em que a autoridade de polícia judiciária entrou novamente em contato com o os militares e, juntos, conseguiram a localização que provavelmente estaria armazenada a carga roubada. A partir de então, uma operação policial foi montada em busca dos suspeitos, bem como do material roubado.
Durante as buscas, foi verificado que a localização apontava para uma residência em construção na localidade de Tanupaba. Chegando ao local, por volta de 02h30min de ontem, 11, as composições desembarcaram e fizeram o cerco em duas residências suspeitas. Em um dos imóveis, estava um homem, o qual informou que morava sozinho e, quando perguntado de quem seria a casa vizinha, em construção, ele respondeu que seria de outro homem. Foi realizada uma vistoria na residência em construção, onde a carga roubada foi localizada em um dos cômodos. Com a materialidade do crime, o segundo homem relatou que a residência era de sua propriedade e estaria alugada há mais de quatro meses para um indivíduo de nome “Quixadá”, não sabendo declinar onde o ele residia.
Os dois foram conduzidos para a DMC, onde foram ouvidos e liberados. A carga foi apreendida e restituída as vítimas, que fretaram outro veículo e se deslocaram para a cidade de Mossoró/RN. Até o momento, ninguém foi preso.
Assessoria de Comunicação da PMCE