As inscrições para os candidatos que irão concorrer às 1.056 vagas do ano letivo 2021 para as quatro unidades dos Colégios da Polícia Militar do Ceará começam hoje (25) e seguem até o próximo domingo (29). Os interessados devem acessar o site https://concursos.rhsconsult.com.br/concursos e preencher o formulário de inscrição e gerar a taxa no valor de 25 reais, cujo pagamento deverá ser feito até o dia 30 de novembro. As provas estão agendadas para acontecer no dia 20 de dezembro, nos municípios sedes dos respectivos colégios para o qual o candidato se inscreveu.
As vagas estão distribuídas para as quatro unidades, sendo 102 para Fortaleza, 304 para Juazeiro do Norte, 324 para Maracanaú e 326 para Sobral. Das 1.056 vagas ofertadas para as unidades de ensino, metade delas serão destinadas a candidatos dependentes de pais pertencentes às forças de segurança do Ceará e a outra metade para os não dependentes. Ao todo, 40 vagas serão reservadas para candidatos com deficiência.
Em razão dos decretos governamentais de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) e atendendo o “Protocolo Setorial – Medidas Sanitárias em Concursos e Processos Seletivos”, adotado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), todos os candidatos deverão portar máscara de proteção individual posicionada corretamente sobre o nariz e a boca e preferencialmente levar álcool em gel individual. Quem se recusar a usar máscara de forma correta dentro das dependências da escola não terá acesso às salas de aplicação de prova, ficando assim eliminados do processo seletivo.
O local de realização das provas será divulgado no edital de convocação para prova, disponível no endereço eletrônico https://www.rhsconsult.com.br, sendo de exclusiva responsabilidade do responsável legal do aluno a verificação de confirmação da inscrição. O cartão de identificação contendo data, horário e local de aplicação das provas será divulgado no dia 17 de dezembro no site do concurso.
Os exames serão divididos conforme à turma escolhida para seleção. Para os candidatos do 1° ano do Ensino Fundamental, será aplicada sondagem das habilidades cognitivas, com provas subjetivas, com dez questões de Língua Portuguesa e dez questões de Matemática. Cada questão valendo a quantidade de escores correspondente à complexidade de informações exigidas no padrão de respostas.
Para os demais candidatos, ou seja, aqueles que concorrerão às vagas para as turmas de 2º, 6º e 8° anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3° anos do Ensino Médio, os exames de conhecimentos serão feitos com provas objetivas de múltipla escolha (A; B; C; D), com uma única resposta correta, sendo dez questões de Língua Portuguesa e dez questões de Matemática. Cada questão terá como peso 1 ponto.
O programa de estudos específicos para as provas do processo seletivo de admissão para cada turma e outros detalhes da seleção estão disponíveis no edital.
Confira a distribuição das vagas para o ano letivo 2021 das escolas
Assessoria de Comunicação da SSPDS