Ações exitosas realizadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), por intermédio do 3ºBatalhão Policial Militar (3ºBPM), em Sobral/CE, resultaram em prisões importantes para a segurança pública da região. Todos os procedimentos foram registrados na Delegacia Regional de Sobral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).
Por volta de 23h55min, de ontem, 01, uma mulher identificada como Halayanne Raquel Gomes Ramos (23) foi detida por tráfico de drogas após apresentar atitudes suspeitas na Vila Pepita, localizada nas proximidades da rua Caubi de Vasconcelos, bairro Dom Expedito. Com ela, foi apreendido o seguinte material: 27,5g de crack, 9g de cocaína, 0,5g de maconha, R$25,00 em espécie e um aparelho celular. Em uma outra ação dos PMs na manhã desta segunda-feira, 02, foi preso Francisco Ramon Torres Araújo (20), de alcunha “Tio Patinhas”, figurando como um dos homicidas mais procurados pela Polícia. Na ocasião, foi constatado que ele possuía um mandando de prisão em aberto, expedido pela 1ªVara Criminal da Comarca de Sobral, pelo crime de homicídio. O foragido da justiça e possuidor de uma extensa ficha criminal, foi capturado nas imediações do bairro Caiçara, após tentar fugir da abordagem policial.
Nos últimos 15 dias, outras três pessoas, consideradas de alta periculosidade, suspeitas de homicídios também foram retiradas de circulação em ações da PM. Um homem de nome Antônio Anderson Franco (19), o qual já possuía mandado de prisão preventiva em aberto por homicídio e era suspeito da prática de vários crimes contra a vida, de alcunha “Andim”, foi morto em uma troca de tiros com os militares em uma abordagem policial. Na oportunidade, ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. As diligências realizadas posteriormente à sua morte, culminaram na captura de outros quatros traficantes de drogas e na apreensão de dois revólveres calibre .38, 9,7 kg de maconha, 100 gramas de maconha, 21 gramas de crack e cerca de 30 munições.
Também conhecido como de alta periculosidade e de extensa ficha criminal, foi preso num esconderijo em Santana do Acaraú/Ce, município vizinho de Sobral, onde ficava homiziado após o cometimento de seus crimes, João Thales Ribeiro da Silva (32), de “alcunha Ben10”. A prisão decorreu de uma operação realizada por policiais do Comando Tático Rural (COTAR), após a composição ter recebido informações acerca da localização do infrator. Na ação, ele foi preso na companhia do comparsa identificado como Marcos Vinícius Mendes de Sousa (30), conhecido como “Neguim da Baixada”, em posse de três armas de fogo, munições e dois aparelhos radiocomunicadores.
Conforme o subcomandante do 3ºBPM, Major PM Cavalcante, “a captura desses indivíduos investigados como autores de diversos homicídios ocorridos em Sobral e municípios vizinhos nas últimas semanas, representa alívio imediato para a segurança pública na região, pois já se pode perceber uma redução drástica nos números de homicídios. Hoje, 02, estamos completando 12 dias sem quaisquer registros de homicídios no município e em cidades circunvizinhas”, afirmou.
Assessoria de Comunicação da PMCE