A equipe da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), apreendeu uma espingarda calibre 32 usada para a caça de animais da fauna silvestre e peles de veado catingueiro, abatido na zona rural do município de Granjeiro (CE). A ação aconteceu ontem, 06, quando foi preso Damião Martiniano Gomes (55).

Por volta de 10h, na localidade de Sitio Santa Vitória, os policiais militares faziam patrulhamento ambiental na área, momento em que foi avistado peles de animais em frente a uma residência. A PM seguiu até o local e constatou a materialidade do crime. Com o suspeito confessou o crime e entregou o armamento utilizado para a caça.

Diante dos fatos, Damião Martiniano, proprietário do material, foi encaminhado para a Delegacia Regional de Caririaçu, onde foi autuado por posse ilegal de arma de fogo (artigo 12 do Estatuto do Desarmamento).

IMPORTANTE
A PMCE ressalta que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é crime com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa (artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais). A população pode realizar denúncias de crimes ambientais através do número 190.

Assessoria de Comunicação da PMCE

Fonte: PMCE