Com o objetivo de aperfeiçoar conhecimentos recebidos na formação inicial, o Comando da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou, para todos os concludentes do Curso de Formação Profissional para ingresso no cargo de Primeiro-Tenente do Quadro de Oficiais da Instituição, uma capacitação remota de “Prática de Polícia Judiciária Militar e Sindicância Disciplinar”.
Organizado por meio das Coordenadorias de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip) e de Polícia Jurídica Militar (CPJM), o treinamento foi destinado aos futuros oficiais. Dívida em quatro turmas, cada uma com 20 horas/aulas semanais, a capacitação foi coordenada pelos Tenentes-Coroneis Francinilson, coordenador da CPJM, e Alexandre, da CODIP, e contou com as disciplinas de Sindicância, Inquérito Policial Militar, Auto de Prisão em Flagrante Delito, Auto de Prisão em Flagrante Delito, Da Deserção em Geral, ministradas pelo Tenente-Coronel Monteiro, da CPJM.
“O conhecimento, a partir da teoria com a prática, é divisor de águas no desempenho pleno das atividades operacionais e administrativas de uma polícia militar. Nessa capacitação, em primeiro plano, a Corporação sai beneficiada com profissionais mais qualificados, em segundo, todos os participantes ganham em aprender e, futuramente, desempenhar suas funções com mais confiança”, ressaltou o Coronel Comandante Geral, Márcio Oliveira.
Para o aluno Joás Cezar Santos Ferreira Amorim, a capacitação evidencia a preocupação do Comando com o futuro da Corporação e da sociedade cearense. “A preocupação do Comando é que seus oficiais tenham zelo pela coisa pública, pela confecção de procedimentos com legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, princípios que nunca devem ser esquecidos para quem faz parte da Administração Pública, e nós iremos fazer. São essas atitudes da Corporação que confirmam minha escolha em ser Oficial da PMCE. Atitudes dessa magnitude mostram a grandeza e o quanto a PMCE é importante para sociedade cearense”, explica.
Assessoria de Comunicação da PMCE