Militares pertencentes ao Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), concluíram do 1º curso de Atendimento Pré Hospitalar (APH) Tático, do SAMU Cariri. Com a premissa de adquirir conhecimento para empregar em ocorrências que envolvam atendimento médico de urgência, a capacitação teve duração de seis dias e carga horária de 100 horas/aula. O encerramento aconteceu no domingo (27), na cidade de Crato-CE.
Ao todo, 21 agentes de segurança, sendo 20 policiais militares e um policial civil, participaram das aulas. A instrução foi ministrada pelo Núcleo de Ensino Permanente (NEP) e contou com um corpo docente formado por médicos, enfermeiros e pilotos que formam o Serviço de Socorro aeromédico da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
O momento foi direcionado para a realidade dos alunos, levando em consideração a ação operacional do policiamento no interior que, por diversas vezes, possui maior dificuldade para resgate de vítimas devido à distância de atendimento médico hospitalar mais próximo.
Ainda, como forma de empregar os conhecimentos adquiridos, além das aulas, os militares do BEPI aproveitaram a oportunidade e desenvolveram um protocolo operacional de Atendimento Pré-Hospitalar Tático como forma de melhor agir em ocorrências envolvendo atendimento médico de urgência.
Assessoria de Comunicação da PMCE