Texto: Karina Linhares

O Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal completa 25 anos (jubileu de prata) nesse sábado, 28 de Agosto de 2021. Criado pelo Decreto Distrital nº 17.636, de 28 de agosto de 1996, o BPTRAN sempre teve a nobre missão de executar o policiamento ostensivo de trânsito nas vias urbanas de todo o Distrito Federal. Sua primeira sede foi na unidade policial da Asa Sul, na quadra 307, onde permaneceu até o ano 2000. No início do ano 2000, a sede foi transferida para o Setor Sudoeste, onde funcionou até 2013. Desde então, o Batalhão de Policiamento de Trânsito está localizado no Setor de Garagens Oficiais Norte (SGON), Quadra 04, Lotes 9/10- Asa Norte- Brasília/DF, em uma área estratégica para uma resposta rápida e um melhor atendimento em toda área urbana de Brasília.

No dia 19 de Dezembro de 2014, o Batalhão de Policiamento de Trânsito passou a ser denominado também Batalhão Coronel Azevedo, em homenagem ao seu fundador, que tanto contribuiu para a conscientização do uso da faixa de pedestres no DF.

O atual Comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito, o TC QOPM ANDRÉ LUIZ CALDAS, salienta a importância da atuação dos policiais do BPTRAN que, além de fazerem o policiamento ostensivo, atuam diretamente no trânsito, buscando sempre preservar vidas e atuar coibindo infrações ou crimes de trânsito, retirando das vias aqueles motoristas que possam representar perigo à sociedade. “A Polícia Militar não se orgulha de quaisquer notificações de trânsito que ela possa a vir a aplicar, porém, cada condutor embriagado que é retirado de circulação representa um perigo em potencial. Dessa forma, a atuação dos nossos valorosos policiais visa sempre a segurança dos pedestres, condutores e demais usuários da via”, completa o Comandante.

Com 192 policiais na unidade, um dos maiores desafios enfrentados atualmente ainda é conseguir uma maior conscientização dos condutores. Infelizmente, infrações como o uso do aparelho celular durante a direção, transporte irregular de passageiros e, principalmente, ingestão de álcool e direção, não param de aumentar. A cada ano, mais de 600 TCOs são confeccionados por Transporte irregular de passageiros (transporte pirata). Além disso, de 2017 para 2020, o número de condutores flagrados dirigindo após a ingestão de bebida alcóolica aumentou mais de 80%. O que nos anima, porém, é a considerável redução no número de mortes nas vias urbanas do Distrito Federal. Isso demonstra a importância de cada ação realizada por cada um de nossos policiais.

Dessa forma, através de ações providenciais como a implementação do respeito à Faixa de Pedestres, “operações álcool zero”, “operações volta às aulas”, “operação fluidez e segurança”, atuação direta em grandes eventos e manifestações, além do serviço de escolta e batedores para autoridades, o BPTRAN tem conseguido evoluir cada vez mais na busca incessante de um padrão de excelência, promovendo um trânsito cada vez mais seguro para a sociedade brasiliense.