Na manhã de hoje (8), o Policiamento Ostensivo Ciclístico – (POC), começou a operar no 6º Batalhão, localizado na Esplanada. Com o objetivo de ter uma polícia comunitária e operacional, o POC tem como benefícios o fator surpresa, facilidade e velocidade, a redução da emissão de CO2, além de contribuir para a saúde e o condicionamento físico dos policiais.
Com vinte e dois policiais divididos em duas equipes de onze, o policiamento ciclístico abrange a Esplanada, Vila Planalto e Rodoviária, além de toda a área do 6º Batalhão. Os policiais são recém-formados do CFP IX.
A Comandante TC Kelly do 6º Batalhão está feliz em colocar essa nova modalidade de policiamento à disposição da sociedade. “O policiamento ciclístico é uma forma de estar mais próximo da população e, ao mesmo tempo, ostensivamente”, afirma a comandante.
Com a utilização de bicicletas, os policiais poderão patrulhar as áreas de difícil acesso e estreitas, que os carros não conseguem alcançar. A iniciativa também traz mais segurança para pedestres e ciclistas, já que os policiais em bicicletas têm maior facilidade de interação com a comunidade.
O POC é mais uma ferramenta para garantir a segurança da população, promover a interação entre polícia e comunidade e contribuir para um mundo mais sustentável.