Nesta quarta-feira (07), no Centro Assistencial Maria Cármen Colera (CAC), localizado na Ceilândia Norte, policiais militares do 8° Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal, realizaram atividades educativas para as crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos de idade.
Na ocasião a equipe de policiais do Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar (PROVID), da Unidade, palestrou para cerca de 200 crianças e adolescentes, com a missão de informar a respeito de um tema especialmente relevante e, ao mesmo tempo, que tem gerado preocupações de todos os seguimentos da sociedade: a Violência Doméstica.
Segundo a Soldado Bruna Larissa Pontes, o tema abordado na palestra foi sobre violência doméstica, de como crianças, mães e familiares podem buscar ajuda. “Falamos sobre isso, pois as crianças precisam saber como procurar ajuda do jeito certo. Ter por perto o telefone da Polícia Militar, buscar ajuda também com pessoas que ela confia da família”. O evento conta também com atividades e brincadeiras, como atividade física, pintura de rosto e teatro, denominado de Teatro Rodovia, além da exposição de viaturas e orintações da equipe de negociadores do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
De acordo com Gleidson Neris da Costa, coordenador pedagógico do instituto, o programa é uma “quebra de paradigmas”, já que tira todo o conceito errado que alguns jovens podem ter da polícia. “Eles chegam aqui pensando em uma coisa negativa, mas no final do dia não querem ir mais embora, gostam muito das atividades que os policiais passam e se sentem seguros com eles”. O garoto de 8 anos, morador da região, José, confirma. “Brinquei bastante com as outras crianças aqui, e aprendi que, precisando de ajuda, posso ligar para o 190”. As atividades ocorrem pelo período matutino e vespertino. Pela parte da manhã são encontradas mais crianças no Centro Assistencial, já à tarde é voltada para o público adolescente.
O Capitão Joel Lima Neves é o Coordenador Setorial do Provid, vale lembrar que o Provid tem como objetivo promover a segurança pública e os direitos humanos, realizando intervenções nos núcleos familiares em contexto de violência doméstica, a fim de atender vítimas e agressores, trabalhando de forma articulada com os demais órgãos que compõem a rede de apoio e enfrentamento à violência doméstica e familiar.
Sobre o Centro de Assistência Maria Cármen Colera
O Centro de Assistência Maria Cármem Colera (CAC) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, que desempenha um papel fundamental na prestação de serviços de apoio sócio-educativo a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Fundado em 1997, o CAC é administrado pela Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Consolação.
Sua principal missão é acolher e atender crianças e adolescentes, oferecendo-lhes um ambiente seguro e estimulante para o seu desenvolvimento. O CAC busca proporcionar atividades educativas, lúdicas, esportivas e culturais que contribuam para o crescimento e a formação integral desses jovens.