No dia 08 de julho é comemorado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, conforme preceituam a Lei n.º 10.221/2001 e a Lei n.º 11.807/2008, respectivamente. Essa data foi escolhida como homenagem a criação, em 1948, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) reconheceu as Ciências Policiais como um novo ramo das Ciências estudadas no Brasil (Despacho no DODF nº 109 de junho de 2020). A Polícia Militar do Distrito Federal é mantenedora da única instituição de ensino superior policial militar brasileira credenciada junto ao MEC: o Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP).


Com 2 graduações, 6 pós-graduações, diversos cursos de extensão, além de manter uma revista científica especializada na área, a Ciência & Polícia (ISSN 2316-8765), o ISCP possui ainda um núcleo de pesquisa de excelência, o Centro Interdisciplinar de Estudos sobre Polícia e Segurança Pública (CIEP).


O ISCP é qualificado na oferta, produção e disseminação de conhecimento científico afeto à atividade policial, segurança pública e áreas correlatas. O instituto possui mais de 20 doutores/doutorandos, cerca de 100 mestres/mestrandos e inúmeros especialistas que devotam suas pesquisas acadêmicas a assuntos correlatos às Ciências Policiais.


Aos integrantes do ISCP, seus colaboradores, integrantes do quadro docente, o mais sincero reconhecimento por parte da POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. Parabenizamos também as inúmeras instituições cientificas brasileiras e seu pesquisadores pelos diversos benefícios que trazem à nação brasileira.