Fotos: Paulo Jamir / CCS/ PMDF
8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), um dos responsáveis pela área de Ceilândia, completou 32 anos nesta terça-feira (9). Para comemorar a data, a unidade promoveu uma solenidade alusiva com uma série de atividades pela manhã nas dependências do quartel.
Na ocasião foram realizadas homenagens aos policiais militares da unidade que ingressaram na reserva remunerada, aos policiais destaques do serviço administrativo e operacional, além da senhora Inês Araújo dos Santos (Dona Ayde), Presidente do Instituto Aydê Araújo, a senhora Francisca Ambrósio do Nascimento (Dona Chica) e senhor Marcelo Pereira Rodrigues (Marcelinho) que receberam a homenagem do efetivo o justo reconhecimento pelo apoio dado a PMDF, bem como os excelentes serviços prestados a comunidade ceilandense.
A história do oitavo Batalhão se confunde com a história da Ceilândia. Oriundo da 5ª Companhia de Polícia Militar Independente possui peculiaridades que tornam “ O Guardião da Ceilândia” uma unidade com identidade própria, costumes e práticas operacionais diferenciadas. Nestes trinta e dois anos de existência, é uma das unidades policial encarregada da manutenção da ordem pública no maior bolsão populacional do Distrito Federal.
Para o comandante da Unidade, major Kotama, a unidade tem muito a comemorar. “Enquanto houver um policial pertencente ao Oitavo Batalhão em combate, o crime jamais tomará conta das ruas dessa cidade. Aqui nunca haverá rua, beco, viela ou descampado em que a polícia militar não atue.”Completou.
O evento contou com a presença do chefe do Departamento Operacional (DOP) da PMDF, coronel Naime, Departamento de Controle e Correição da PMDF (DCC), coronel Marcos Alves, comandante do 3º CPR, coronel Alcenor Pereira dos Santos, comandante do 4º CPR, coronel Escobar,Secretaria de Estado da mulher, Ericka Filippelli e os deputados distritais Hermeto e o Guarda Jânio, entre outras autoridades militares e civis.
A PMDF homenageia e parabeniza a atividade de policiamento de todos os policiais militares que compõem o Batalhão.