A 8º Edição da Operação Força Conjunta ocorreu durante a noite desta sexta-feira (27 de agosto). Polícia Militar do Distrito Federal, Detran, Departamento de Estrada e Rodagem e Polícia Rodoviária Federal juntaram forças para, mais uma vez, combater a criminalidade. A operação foi alusiva aos 25 anos de criação do Batalhão de Trânsito, mas quem ganhou o presente foi a cidade de Ceilândia com grande reforço no policiamento.

A Operação é uma ação voltada para o combate e prevenção às infrações de trânsito e ilícitos penais. A coordenação desta edição está a cargo da PMDF.

Ao longo das sete edições anteriores, se viu excelentes resultados uma vez que foram retirados das ruas mais de 1200 (mil e duzentos) condutores sob efeito de álcool, duas armas de fogo apreendidas e recuperação três veículos furtados, colaborando, desta forma, para a melhoria da sensação de segurança nas vias e a redução nos índices de mortes por acidentes de trânsito.

A idealização e a continuação da Operação dependem dos órgãos envolvidos, uma vez que estes, em cumprimento de suas funções legais, têm se voltado para atendimento à população e a segurança e fluidez do trânsito do Distrito Federal e rodovias federais adjacentes. O objetivo principal desta 8ª edição foi a preservação da vida de condutores e usuários de nossas vias.

A coordenação geral dessa edição ficou por responsabilidade da PMDF, por meio do Batalhão de Trânsito e seu comandante, o Tenente-coronel André Caldas. Foram mais de 200 profissionais de segurança pública, espalhados em mais de 9 pontos de bloqueio na cidade da Ceilândia. O comandante do 8º Batalhão, major Kotama, esteve presente na liberação. A Operação Força Conjunta também marca os 25 anos de criação do Batalhão de Trânsito, comemorado em 28 de agosto. Também foram utilizadas duas aeronaves e 100 viaturas.

O resultado da operação foram 5 autuações por alcoolemia que configuraram crime, outras 5 autuações que não configuraram crime, 250 condutores se recusaram a soprar o bafômetro, 71 condutores foram autuados por não possuírem habilitação, 22 condutores foram autuados por estarem com a habilitação vencida, 74 veículo foram notificados por não estarem licenciados, 4 motos foram notificadas por transitarem com alteração no escapamento e outros 239 autos de infração foram aplicados por motivos diversos.

Foram abordadas 874 pessoas, 1.608 veículos foram abordados, 43 veículos foram removidos para o depósito, foi atendido um acidente de trânsito com vítima (com apoio da PRF), uma ocorrência de alcoolemia que configurou crime foi conduzida a 15ª DP em apoio ao DER e duas ocorrências do DETRAN foram apoiadas pela PMDF.