Na manhã desta terça-feira (6), os alunos do quinto ano da Escola Classe 20 de Ceilândia, que estão participando do Curso de Guardiões Ambientais promovido pelo Programa de Educação Ambiental Lobo Guará (PREALG), tiveram uma experiência única em contato direto com a natureza. A atividade faz parte das ações da Semana do Meio Ambiente promovida pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Os estudantes foram levados para o Sítio Geranium, em Samambaia, onde puderam vivenciar na prática diversos conceitos aprendidos em sala de aula e se sensibilizar ainda mais para a importância da proteção do meio ambiente. A aula teve como objetivo fortalecer os ensinamentos e despertar o interesse dos alunos em relação à preservação ambiental.
Sob a orientação dos biólogos Wesley e Meirilene, educadores ambientais do Sítio Geranium, os alunos percorreram trilhas e tiveram a oportunidade de conhecer e analisar o ribeirão Taguatinga, uma agrofloresta e diversas espécies de árvores, como café, cacau, açaí, jaca, banana, além de importantes árvores da região, como o Buriti e a Samambaiaçu. Durante a visita, eles também receberam ensinamentos sobre polinização das abelhas, banheiro seco, horta orgânica, minhocas e até mesmo geração alternativa de energia com a bicimáquina.
O Curso de Guardiões Ambientais busca consolidar os conhecimentos sobre preservação e prevenção de crimes ambientais, além de promover atividades que estimulem os alunos a pensar, refletir, questionar e criar novas ideias sobre a preservação e conservação de um meio ambiente sustentável e de qualidade para as gerações presentes e futuras.
Com um cronograma de 13 horas-aula, o curso contempla aulas expositivas, atividades práticas, apresentação teatral do programa e uma formatura. Durante as aulas, os alunos abordam temas como o conceito de ambiente, biodiversidade, cadeia alimentar, fauna, flora, desmatamento, reflorestamento, tráfico de animais silvestres, crimes ambientais, importância da água, gestão de resíduos sólidos, consumo responsável e mudança de atitude em relação ao meio ambiente.
Essa experiência em campo permite aos estudantes vivenciarem na prática o que aprendem em sala de aula, despertando neles um maior senso de responsabilidade ambiental e conscientização sobre a importância da preservação da natureza.
Durante toda a Semana do Meio Ambiente, o BPMA da PMDF tem se empenhado em promover atividades como essa, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e incentivar práticas sustentáveis.