O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) deu início ao 19º Curso de Policiamento Ambiental (CPA/2021) na manhã da última sexta-feira (1), no auditório da LBV. O professor e analista ambiental Roberto Cabral, servidor de carreira do IBAMA e mestrado em Ecologia, ministrou a palestra com o tema Crimes Ambientais e Cooperações Interagências.

O CPA visa proporcionar conhecimentos relativos à temática ambiental quanto à cultura e meio ambiente em zonas urbanas e rurais, tais como o impacto do crescimento populacional, inclusão social, sustentabilidade, patrimônio natural e cultural e etc. O curso será realizado na modalidade híbrida com ensino a distância no ambiente virtual de aprendizagem da PMDF e seu instituto superior de ensino (ISCP), assim como ensino presencial e atividades práticas.

A aula inaugural do curso teve a presença do Chefe do Estado-Maior, coronel Reginaldo de Souza Leitão; o Chefe do Departamento de Educação e Cultura (DEC), coronel Rodrigo Moreira de Souza, o Comandante do Comando de Policiamento Especializado (CTEsp), coronel Alexandre Lema Xavier, e o Comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA), tenente-coronel Fábio Pereira Margarido.

O curso conta com a participação de 36 alunos de várias unidades da PMDF (BPMA, 15° BPM, RPMON, 1° BPM, 5° BPM, CPME, DEA, e 1° CPR). Este curso de especialização também conta com a presença de policiais da PMBA e agentes da PCGO – DEMA, unidade especializada na proteção do meio ambiente do Estado do Goiás.

Sobre o Curso de Policiamento Ambiental

Os policiais militares são instruídos quanto à proteção da fauna, flora e recursos hídricos, resgate e manejo de animais silvestres em situação de risco, manejo e contenção de ofídios e animais peçonhentos, confecção de termos circunstanciados ambientais, legislação ambiental, aliado à doutrina de operações de policiamento e fiscalização ambiental.

Com a colaboração dos cabos Ronnie Souza e Jussiara do BPMA