O Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) da Polícia Militar do Distrito Federal iniciou na manhã deste sexta-feira (6), o Curso de Detecção de Substâncias Nível Misto/2022 no auditório da Igreja Universal, em Brasília para 15 policiais militares, 1 policial Legislativa Federal e 1 Policial Rodoviária Federal.

Ao término do curso em 7 de junho os policiais estarão aptos para conduzir cães de faro, principalmente para identificar substâncias como entorpecentes, armas e explosivos.

O objetivo do curso é a adaptação dos cães em vários ambientes sonoros, visuais,climáticos e rústicos, onde futuramente os animais serão empregados em missões e operações reais com o emprego da nova técnica.

Durante a aula inaugural, o tenente-coronel Marcelo de Oliveira Ramos, palestrou sobre a abrangência do trabalho do batalhão no combate à violência e criminalidade em geral e, como é importante, um policial bem treinado em associação com os cães.

Na ocasião foram homenageados os primeiros policiais militares que fizeram o curso de detecção de explosivos e narcóticos no Chile nos anos 90. Os sargentos da reserva Alberto Coelho de Aquino e Audizio Gonçalves de Moreira receberam do major Carlos Augusto Ferreira dos Reis, comandante do BPcães um certificado e uma lembrança como forma de agradecimento e reconhecimento pela contribuição nos trabalhos realizados com cães policiais na polícia militar do Distrito Federal.

O evento contou com a presença dos deputados distrital, Pastor Martins Machado e João Hermeto, do Secretário Nacional de Políticas Sobre Drogas, Glauber Vínicius Cunha, do subcomandante-geral, coronel Edvã de Oliveira Sousa, do chefe do Departamento de Educação e Cultura, Rodrigo Moreira de Souza, do comandante do Comando de Policiamento de Missões Especiais, coronel Flávio Luiz Andrade da Silva, dentre outras autoridades civis e militares.