Na tarde desta terça-feira (6), ocorreu no auditório do Colégio Militar Tiradentes, a aula inaugural do VII Curso de Negociador da Polícia Militar do Distrito Federal
O curso terá duração de 45 dias e conta com 21 policiais, dentre estes, 17 da PMDF, um agente da Polícia Civil do Distrito Federal, um delegado da Polícia Civil do estado do Maranhão, um Policial Penal do estado de Goiás e um Policial Rodoviário Federal.
A palestra foi ministrada pelo coronel da reserva remunerada, da PMDF, Alexandre Sérgio, que durante boa parte da sua carreira, na corporação, serviu no Bope e foi formado na primeira turma de negociadores da PMDF em 2005.
Em sua palestra ressaltou a importância da postura do negociador. Controle emocional, boa comunicação, ótimo ouvinte, saber que tem um nível de responsabilidade muito alto no cenário de crise e identificação dos perfis dos perpetradores são características essenciais de um bom negociador para que a melhor estratégia sega empregada.
Enfatizou que dentre todas as opções táticas disponíveis para o gerente de uma crise, a negociação é a rainha das alternativas, pois é a opção que mais garante a preservação da vida. Por fim, falou sobre um caso ocorrido no Gama em que perpetrador e vítima saíram ilesos da ocorrência.
As palavras do comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), coronel Carlos Melo, foram de agradecimento pela presença de todos e para parabenizar a equipe de negociadores que no ano de 2022 atendeu cerca de 40 ocorrências com 100% resoluções aceitáveis.
No final do evento a aluna do Colégio Militar Tiradentes Fernanda Lavocat, filha do palestrante, foi chamada para agraciar o pai com uma lembrança dos coordenadores do curso.
Estiveram presentes na aula inaugural: coronel Alcenor, Chefe do Departamento Operacional, coronel Reginaldo, Chefe do Centro de Inteligência da PMDF, negociados formado na primeira turma de 2005, tenente Serra, da quarta turma de negociadores e coordenador da quinta turma, bem como policiais das coirmãs que prestigiaram o evento e familiares dos policiais que participarão do curso.