Nesta terça-feira (13/06), 76 estudantes da Escola Classe 12 de Taguatinga, Distrito Federal, que participam do Curso de Guardiões Ambientais, do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará-BPMA/PMDF, tiveram uma aula especial no Parque de Águas Claras.
A atividade teve como objetivo aproveitar o mês do meio ambiente para fortalecer os conhecimentos adquiridos e sensibilizar os estudantes em relação à proteção do meio ambiente.
No Parque, os alunos receberam ensinamentos sobre a reserva, a fauna e a flora locais, ministrados pelas educadoras do IBRAM, Anagélica e Evelyn, e pelo instrutor PREALG, Sub-Tenente Leandro José. Além disso, tiveram experiências incríveis ao observar de perto animais como a capivara e o mico-estrela.
Os Guardiões Ambientais
O curso de Guardiões Ambientais tem como objetivo consolidar os princípios de preservação e prevenção dos crimes ambientais, proporcionando atividades que estimulem os alunos a pensar, refletir, questionar e criar novas ideias sobre o tema. Visa também enfrentar novos desafios e adquirir experiências relacionadas à preservação e conservação de um meio ambiente sustentável e de qualidade para as gerações presentes e futuras.
O curso possui uma carga horária de 13 horas, distribuídas da seguinte forma: 9 horas de aulas expositivas, incluindo atividades extraclasses e diversificadas; 2 horas de aulas práticas, com visitas a áreas ecológicas; 1 hora para a apresentação de uma peça teatral do programa; e 1 hora para a cerimônia de formatura, que marca o encerramento do curso. Durante as aulas, são abordados temas como o conceito de ambiente, biodiversidade, cadeia alimentar, fauna, flora, desmatamento, reflorestamento, tráfico de animais silvestres, crimes ambientais, importância da água, gestão de resíduos sólidos, os princípios do consumo responsável e a necessidade de mudança de atitude em relação ao meio ambiente.