Nesta terça-feira (2) de maio, o Batalhão de ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas) da Polícia Militar do Distrito Federal comemora mais um aniversário.
A ROTAM foi concebida no ano de 2005, com a Portaria PMDF n.° 454, advindo das frações de tropa que realizavam o Policiamento Tático.
Com objetivo de atender as ocorrências de médio e grave potencial ofensivo. O Batalhão de ROTAM tem como missão o apoio tático e operacional às unidades de área, sendo responsável pelo combate ao narcotráfico, ao crime organizado e a roubo de estabelecimentos bancários e comerciais. Além de atuar em grandes eventos, jogos, shows e manifestações no centro de Brasília.
Somente nos primeiros quatro meses de 2023, o Batalhão de ROTAM realizou a apreensão recorde de 182 armas de fogo, o que impacta diretamente na redução da criminalidade. Além disso, foram atendidas 222 ocorrências, das quais 135 foram flagrantes. O Batalhão também realizou grandes apreensões de substâncias entorpecentes, mantendo a média do ano passado, quando foram apreendidas mais de uma tonelada de drogas.
Para celebrar o aniversário, o Batalhão de ROTAM realiza a tradicional Operação Mosaico, em apoio às unidades de área, na prevenção e repressão da criminalidade. Ganha esse nome por recobrir várias cidades do DF, alcançando todos os Comandos Regionais. Além disso, está na iminência de promover o XI Curso Operacional de ROTAM e o XI CTAM, cursos que visam o aprimoramento técnico-profissional.
O simbolismo em Unidades Policiais é costumeiro em todo Mundo, tais como, a Caveira, a Águia e o Grifo. E o Raio Vermelho, representa a ROTAM. Simboliza a força, a precisão, a surpresa e a rapidez necessárias ao cumprimento das diversas missões confiadas ao grupo. O vermelho também faz menção ao risco da própria vida.
O Comando do Batalhão de ROTAM agradece a todos os Policiais Militares e funcionários civis pelo empenho nas suas funções administrativas e operacionais, mostrando a eficiência e evolução da Unidade, que vem se destacando a cada ano. O Batalhão de ROTAM faz aniversário, mas quem ganha o presente é a comunidade brasiliense, que conta com uma unidade especializada em manter a ordem e a segurança nas ruas da capital federal.