Para aumentar a consciência ambiental das crianças, a Polícia Militar promoveu diversas atividades para estudantes da rede pública de Minas Gerais, no Zoológico de Brasília. Cerca de 300 crianças da cidade mineira de Unaí participaram do projeto.
A iniciativa é uma parceria entre os batalhões ambientais do Distrito Federal e de Minas Gerais para integrar os programas socioambientais das duas corporações. A PM mineira desenvolve um programa de educação ambiental chamado de Progea, semelhante ao Programa Lobo Guará, da PMDF. Ambos visam contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida.
Os policiais do Batalhão Ambiental recepcionaram os visitantes e guiaram o grupo nos recintos dos animais. Os militares também testaram os conhecimentos dos estudantes com diversas questões sobre o meio ambiente. O objetivo foi estimular o desenvolvimento de hábitos que contribuam para a preservação da natureza.
O ponto alto foi o encontro de mascotes com as crianças. A confraternização do brasiliense Lobo Guará com os parceiros mineiros Corujinha, Florestinha e o Super SAAE (guardião das águas de Unaí) encantou a garotada.