Fotos: Rodrigo Cottonete – SSP – ASCOM
Na tarde desta quinta-feira (15), o Batalhão de Policiamento Rural (BPR) da Policia Militar do Distrito Federal (PMDF), realizou uma solenidade especial para comemorar os 5 anos de criação do Programa Guardião Rural. O evento no auditório do Colégio Militar Tiradentes localizado no setor Policial Sul.
Durante a solenidade, o Subcomandante-Geral da PMDF, coronel Adão Teixeira de Macedo, acompanhou as autoridades que compuseram a mesa de honra, prestou homenagem aos pioneiros do Programa Guardião Rural, realizando a entrega das placas do programa como forma de reconhecimento.
O comandante do Batalhão Rural, Major Rafael Branquinho da Cunha, expressou seu agradecimento a todos os presentes na solenidade e destacou que o Programa Guardião Rural se tornou um modelo nacional de segurança pública. Ele agradeceu a comunidade que apoiou e continua apoiando esse projeto importante para a segurança das áreas rurais.
Já o Secretario de Segurança Pública, Sandro Avelar, enfatizou a importância do Batalhão Rural, afirmando que o projeto Guardião é de fundamental importância. “ O projeto Guardião é muito bom para toda comunidade do Distrito Federal, é necessário prezamos sempre pela integralidade para prover a segurança de todos”.
A solenidade militar foi uma das atividades esperadas em comemoração aos 5 anos do programa e contou com a presença do Secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, autoridades militares, civis e familiares.
Programa Guardião Rural
O projeto Guardião Rural é uma parceria com os moradores e produtores rurais. As placas, que identificam que a propriedade faz parte do projeto, funcionam como um auxílio na prevenção de crimes, pois é uma advertência visual informa que a Polícia Militar está em constante patrulhamento naquele local e que responderá prontamente a qualquer solicitação.
Além do patrulhamento reforçado, os proprietários dos imóveis são incluídos em grupos no whatsapp. Com as informações de cada propriedade, inclusive a localização georreferenciada, há uma maior agilidade no atendimento de emergência nas áreas rurais.
São Policiais Militares dedicados que visitam diariamente e mantém um canal direto para garantir a segurança e a paz de cidadãos trabalhadores, fortes e essenciais para o funcionamento das atividades rurais do Distrito Federal. Com produtores e distribuidores agrícolas que movimentam grandes valores e empregam inúmeras famílias. Ou seja, homens e mulheres honradas que levam alimentos às mesas da população da Capital dos Brasileiros.
Para fazer parte do Programa Guardião Rural, além de cumprir alguns requisitos básicos como não estar vazia, ser produtiva, ter destinação rural, ter no mínimo 02 hectares (PDOT), os moradores/produtores devem estar atentos à prevenção criminal, vigilância natural, controle de acesso, reforço territorial e manutenção da segurança de sua propriedade com itens tais como câmeras de segurança, sensores de movimento, cães e outros animais de guarda, cercas eficazes, portões, porteiras e grades, entre outros recursos.