A Missa em celebração à Páscoa dos Militares foi realizada na manhã desta sexta-feira (14) na Catedral Metropolitana de Brasília. Representantes das Forças de Segurança e das Forças Armadas lotaram o templo desde as 10h. A Polícia Militar do Distrito Federal foi a responsável pela organização da celebração.
O Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro, foi o presidente da celebração que também contou com a presença do Arcebispo Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, e demais membros da Capelania da PMDF.
A Celebração Páscoa dos Militares é o mais eminente evento religioso das Instituições Militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e Auxiliares (Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares) de nosso país.
A Comemoração da Páscoa dos Militares existe desde o ano de 1945, após a Segunda Guerra Mundial. O evento ocorre em período diferente do tradicional cristão, pois os militares passaram a Páscoa lutando na guerra. A igreja autorizou que a celebração ocorresse em data posterior e a tradição se repete até hoje.
Dentre as autoridades militares compareceram na cerimônia o Comandante-geral da PMDF, coronel Klepter Rosa Gonçalves, o Chefe do Estado-Maior da PMDF, coronel Bilmar Angelis de Almeida Ferreira, o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Ricardo Piai Carmona, o Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, o Chefe do Estado-Maior do 7º Distrito Naval, Capitão de Mar e Guerra Fuzileiro Naval Gutemberg Recife e a Comandante-Geral do CBMDF, coronel Mônica de Mesquita Miranda.
Nossa Senhora da Defesa
Durante a cerimônia foi realizada a passagem da imagem da Nossa Senhora da Defesa. Ao longo do ano de 2022, a imagem ficou sob responsabilidade da PMDF e chegou escoltada pela Guarda de Honra do BPChoque. No altar foi realizada a passagem para a Marinha do Brasil, força que será a responsável pela próxima Páscoa dos Militares.
Fotos: Paulo Jamir