Nesta quinta-feira (02) ocorreu no pátio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) ocorreu a cerimônia para assinatura que altera a portaria 802 de 2012, concebendo o GOT como integrante dos grupos táticos da corporação.
A cerimônia que contou com a participação do Comandante Geral coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos foi marcada por homenagens e momentos de muita emoção.
O Grupo de Operações de Trânsito – GOT é o grupo responsável por intensificar o policiamento em locais que apresentem elevados índices de criminalidade, combatendo infrações e crimes de trânsito voltados em especial, à coibição do uso de álcool por condutores. Adotam rotineiramente procedimentos de identificação veicular, em busca de veículos clonados, furtados ou roubados, e também consultam antecedentes criminais dos condutores, procurando cumprir mandados de prisão em aberto.
Também atua em manifestações e em apoio às demais equipes de policiamento de trânsito urbano em situações de desordem. Nos patrulhamentos operacionais de trânsito, os crimes mais comuns atendidos pela equipe são relacionados a embriaguez ao volante, porte ilegal de arma de fogo, roubo e furtos de veículos e tráfico de drogas.
Das atribuições do Grupamento de Operações de Trânsito – GOT:
I- Intensificar o policiamento através de patrulhamento e pontos de bloqueio em locais com elevados índices de criminalidade, com relevância no trânsito, com atenção voltada a coibir o uso de álcool por condutores;
II- Grupamento de pronto emprego para atuar nas diversas missões existentes na UPM, como por exemplo manifestações, de acordo com a necessidade do serviço;
Texto CCS/ TC André Caldas