Em junho de 2002, cerca de 800 jovens iniciaram no dia 24 o Curso de Formação de Soldados (CFSd). O curso foi realizado no então Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, antigo CEFAp e atual Complexo de Ensino da PMDF, localizado em Taguatinga. Ele teve duração de 6 meses e foi realizado em período integral.

Durante a formação, os recém-ingressos na PMDF tiveram uma mudança radical em sua rotina baseada em disciplina, aptidão, conhecimento, técnicas, condicionamento físico dentre outras atividades inerentes ao ensino ministrado por oficiais e praças das unidades escolas.


Hoje, esses policiais formados em 2002 compõem diversos quadros da PMDF, com ótimos serviços prestados pela Capital Federal.

Uma das integrantes do curso, a sargento Luciane, recorda emocionada dessa mudança de rotina: “Lembro-me do meu pai me treinando para a prova física do concurso e depois acordando de madrugada comigo para me levar e mais tarde ele voltava ao CFAP, para levar a marmita com almoço quentinho que dividíamos no pelotão”.

O outro policial formado em 2002, o sargento Rosse fez o seguinte comentário a respeito desta importante data: “Em 24 de junho de 2002, entrar para as fileiras da corporação foi a realização de um sonho em conjunto com minha esposa e famíliares. Meu irmão, hoje na reserva, combatia com afinco a criminalidade no DF e sempre foi uma referência pra mim. Os instrutores do curso, as amizades, o companheirismo e o conhecimento adquiridos contribuiram para ser quem eu sou hoje. Meus agradecimentos à família, aos amigos e à querida Polícia Militar do Distrito Federal”, disse o policial que hoje trabalha no 28º Batalhão.

Outra policial que também reviveu grandes momentos e falou sobre a data, foi a 2º sargento Edna Mara, lotada atualmente no 13º Batalhão: “Foi o meu primeiro emprego. Era tudo muito novo em todos os aspectos, principalmente pela formação militar. Aprendi e ainda aprendo muito todos os dias! Considero que a PMDF é parte de quem sou hoje! Tenho orgulho de ser Policial Militar”.