Sobradinho recebe, a partir desta quarta-feira (4/5), a 8º edição da Cidade da Segurança Pública, em frente à Galeria Central da cidade. O evento iniciou às 11h e a população será beneficiada com diversos serviços até sábado (7/5), como a emissão de carteira de identidade, vacinação contra covid-19 e influenza e orientações para combate à violência de gênero.

Além disso, toda a região, incluindo Sobradinho II e Fercal, contará com o reforço no policiamento até domingo (8/5). A operação Quinto Mandamento reúne todas as forças de segurança, que promovem ações de intensificação de policiamento. Nesta edição, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também vai participar das rodovias federais. Equipes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) vão reforçar a fiscalização de imposições penais de sentenciados, como aqueles que cumprem regime aberto, prisão domiciliar ou livramento condicional, ou regime semiaberto beneficiado com trabalho externo.

Durante a solenidade, o comandante-geral da PMDF, coronel Fábio Augusto, cumprimentou os presentes, em especial, a todos os policiais de todas as forças de segurança do DF. “Essa integração nos ajuda a trazer uma maior sensação de segurança a toda comunidade, o que têm colaborado para obter nos últimos 45 anos os menores índices de criminalidade. Parabéns à todos estamos juntos para um DF mais seguro.” Completou o coronel.

A Abertura da Cidade da Segurança Pública contou com a presença do vice-governador, Paco Brito, do Secretário de Estado de Segurança Pública do DF, delegado Júlio Danilo, da Secretária de Estado da Mulher do DF, Vandercy Camargos, do Secretário Executivo de Segurança Pública do DF, Milton Rodrigues Neves, do Secretário Executivo de Gestão Integrada, Aguinaldo Mendonça Alves, do comandante-geral da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira, do subcomandante-geral da PMDF, Edvã de Oliveira, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alan Alexandre Araújo, do Delegado da Polícia civil do DF, Robson Cândido, do Diretor-Geral do Departamento de Trânsito Do DF,Thiago Gomes Nascimento, do Administrador Regional de Sobradinho I, Abílio Castro Filho, Administrador do Sobradinho II, Osmar da Silva Felício, dentre outras autoridades civis e militares.

Policiamento

Quanto ao policiamento, estão convocados militares do 13º Batalhão da PMDF, bem como as tropas especializadas, como os batalhões de Policiamento com Cães (BPCães), de Aviação (Bavop), de Operações Especiais (Bope), Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) e Regimento de Polícia Montada (RPMon).

Cidade da Segurança Pública também será transmitida ao vivo pelo perfil da SSP, no Instagram. O projeto integra o DF Mais Seguro, principal política de segurança pública do DF, com projetos e ações previstos até o final deste ano.