O comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Fábio Augusto, compareceu na manhã desta sexta-feira, dia 08 de abril, a formatura que reuniu o efetivo do 7º Batalhão de Polícia Militar. O evento ocorreu no auditório do Instituto Nacional de Meteorologia, localizado no Sudoeste.
Além do comandante-geral, estiveram presentes na solenidade o coronel André Luiz Resende, comandante do 1º Comando de Policiamento Regional, e o major Jasiel Tavares Fernandes, comandante do 7º Batalhão.
O major Jasiel Tavares assumiu o comando da unidade no último dia 05 de abril, em solenidade realizada no auditório da Imprensa Nacional, localizado no Setor de Industrias Gráficas. O oficial foi o primeiro a fazer uso da palavra e relatou ser um privilégio estar a frente do batalhão e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, exaltando o trabalho realizado pelos oficiais que estiveram a frente do 7º Batalhão recentemente. O major elogiou o serviço prestado pela tropa, ressaltando a importância do cumprimento da função constitucional delegada ao batalhão: a preservação da ordem pública.
O comandante do 7º Batalhão expressou o desejo de estar com os policiais na rua. Ele também destacou a importância da realização do Policiamento Comunitário, demonstrando preocupação com a comunidade, mas sem abrir mão da preocupação com os próprios policiais. O Major Jasiel citou o projeto a ser implantado pelo batalhão “Protegendo a quem protege”, onde será disponibilizado acompanhamento psicológico, nutricional e o estímulo a prática esportiva para policiais militares do 7º BPM. Ele também destacou a importância de incentivar a participação da comunidade com a realização de atividades esportivas para crianças e adultos dentro do batalhão.
Logo em seguida, o coronel Resende, comandante do 1º CPR fez uso da palavra chamando atenção para o policiamento sempre atento e com policiais sempre apostos para o cumprimento da missão. Ele ainda lembrou das novas ordens do Departamento Operacional para que as viaturas de área prestem apoio nas escolas, realizando operações para apoiar a comunidade escolar, mesmo quando da inexistência de ocorrências. Houve ainda o pedido para compreensão por parte dos policiais quando eles forem empregados em eventos na Esplanada dos Ministérios, fato que deverá ser uma constante neste ano de 2022.
Pouco depois, o comandante – geral da PMDF, coronel Fábio Augusto, chegou do auditório do INMET. Demonstrando sua proximidade com a tropa, o comandante – geral, empossado no cargo a sete dias, cumprimentou todos os policiais presentes. Ele participou das homenagens aos policiais militares aniversariantes do mês de março e abril e dos policiais destaques do mês de março.
Em seguida, ele fez uso da palavra, destacando vários pontos. Ele lembrou da sua passagem como tenente-coronel do antigo CPRM e quando da mudança organizacional que passou a denominar o CPRM de 1º Comando de Policiamento Regional. O coronel lamentou o fato da pandemia ter impedido os policiais de conviveram presencialmente, não sendo possível o melhor conhecimento entre eles. Ele reiterou a confiança que tem nos policiais militares do 7º Batalhão, e lembrou da valorização do veterano. Ele lembrou da inauguração da nova sede da Diretoria de Veteranos, Pensionistas e Civis (DVPC), que será próximo ao restaurante da Cabe. Finalizando sua fala, o coronel Fábio Augusto falou do compromisso que assumiu ao ingressar na PMDF em 1993, o de lutar pelas causas dos policiais militares, encerrando com a seguinte frase: “PMDF, Muito Mais Que Segurança. Orgulho de Ser Policial Militar”.