Nesta terça-feira (11), em reunião com os oficiais integrantes do Departamento de Educação e Cultura (DEC), o comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, agradeceu pelo ano de 2021 e destacou o orgulho de estar à frente do comando nos últimos nove meses, além dos seus 29 anos servindo a PMDF.
“Nós tivemos um ano sensacional na Polícia Militar em 2021. Graças ao DEC, tivemos muitas conquistas, como os CAPs e CAEPs realizados; habilitação de mais de 10 mil policiais em menos de seis meses no uso da pistola CZ 9mm; milhares de policiais especializados, e a extensão no modelo EAD. O DEC fez do momento de adversidade, que foi a covid-19, um novo modelo de sucesso”, elencou o comandante-geral.
O coronel apresentou os dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública, publicados nesta semana, que mostram o menor índice criminal dos últimos 22 anos. “Existem ainda outros indicadores na pesquisa que mostram as melhores taxas dos últimos 40 anos, e isso é fruto da atividade da Polícia Militar”, destacou.
Na ocasião, o comandante falou sobre a conquista dos novos 500 policiais do CPF VII e o início do CFP VIII com mais 750 policiais em formação. Ele enfatizou que a boa formação de um policial define sua carreira, pois acredita que a ação individual de cada policial é o que baliza como o cidadão vai olhar a Polícia Militar. “A forma como o policial atende uma ocorrência, como se comporta na folga, como usa seu fardamento, é a forma como a população irá enxergar a PM. É responsabilidade nossa, de cada policial militar, prezar pela integridade e honra da corporação”, finalizou.