O culto de ação de graças deu início às celebrações de formatura do 9º Curso de Formação de Praças (CFP IX), na noite desta segunda-feira (23). Familiares dos 319 novos soldados lotaram a Igreja Ministério da Fé, em Taguatinga.
Os formandos fazem parte do último concurso da Polícia Militar promovido em 2018. Muito emocionada, a soldado Jessika Eger sintetizou a angústia para a concretização de um sonho. “Tivemos um momento de espera maior do que os outros. Foram 4 anos! ”, exclamou.
Jessika é uma das 55 mulheres que passam a compor o quadro de policiais militares do Distrito Federal. Depois de sete meses de curso, elas e os 264 homens passam a reforçar a segurança da capital federal.
Com a experiência de atuar nos eventos mais recentes de Brasília e de fazer estágio operacional em todas as regiões do Distrito Federal, o soldado Eduardo Santos não se conteve. “(Isso) nos mostrou o quanto podemos ser fortes e superar nossos limites”, vangloriou-se.
O comandante da Escola de Formação de Praças, major Arantes, revelou que o CFP IX foi um dos cursos com maior experiência prática da Polícia Militar. Durante a formação, os soldados foram empregados nas eleições, na posse presidencial e nas manifestações violentas que ocorreram em Brasília no começo de janeiro.
O major destaca que o curso foi além do policiamento. “Os alunos promoveram diversas campanhas sociais”, conta. “Todos doaram sangue ao longo do período de formação. Doaram 750 calças jeans para os estudantes do Centro Educacional 01, na Estrutural. Eles doaram 3 toneladas de alimentos e mais de uma tonelada de ração para cachorro”, enumerou.
Segundo o major Arantes, o papel social dos novos soldados tem valor simbólico inestimável para a sociedade. “As ações sociais traduzem o sentimento de orgulho de ser policial militar”, complementou.
Na terça-feira (24), os alunos participarão da missa de ação de graças no Santuário Dom Bosco. A formatura será na quinta-feira (26) no Ginásio Nilson Nelson.