O Regimento de Policiamento Montado (RPMon) da PMDF realizou a última avaliação dos policiais militares do Curso de Policiamento Montado Nível Misto – 2022, na manhã desta quarta-feira (28), nas dependências da unidade.

A avaliação consistiu em apresentação, salto, adestramento e equitação. O desempenho e avaliação técnica dos alunos foram analisados pelos instrutores major Andrade, major Carlos Henrique, capitão Monção da PMDF.

O instrutor do curso, capitão Monção disse que nesse período o policial aprende as técnicas para exercer a função de policiamento montado. Durante o aprendizado, são trabalhadas questões hípicas (adestramento, salto e o policiamento montado propriamente dito). A intenção é fazer o policial superar obstáculos (pneus, valas, entre outras dificuldades do dia a dia do policimento ostensivo). “Após o curso, o policial terá condição de vencer essas adversidades, pois ele terá a segurança necessária em cima do cavalo para realização do policiamento”, complementou o capitão.

O curso teve seu início no último dia 31 de janeiro, com 13 alunos matriculados e está previsto para se encerrar em 05 de maio deste ano, com duração de 14 semanas, divididas em 68 dias letivos.

O curso tem por objetivo habilitar o policial militar para o exercício do policiamento ostensivo montado, com o conhecimento técnico, biológico e físico do cavalo e das condições de transporte e trato.

Esta edição tem como diretor o comandante do RPMon, tenente-coronel Jamilson José Batista de Moura e como coordenador o capitão Emerson Nilândio da Silva Pereira Júnior.

Os policiais formados terão a prerrogativa de executar o processo de policiamento montado, que visa à preservação da ordem pública em todo o Distrito Federal.