Fotos: 1° Sargento Wander Vieira

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou uma solenidade comemorativa ao “Dia do Veterano”, no pátio da Academia de Polícia Militar de Brasília (localizada no Setor Policial), na tarde de quarta-feira (27). O evento contou com a participação de autoridades civis e militares, além de homenagens aos veteranos que estiveram presentes.

Após as honras militares serem prestadas, a tropa foi apresentada ao Coronel Adão Teixeira de Macedo, Comandante-Geral da PMDF, dando início à solenidade. Para o Tenente-Coronel Renato Braga, Subdiretor da Diretoria de Veteranos, Pensionistas e Civis (DVPC), essa data especial representa o amor à pátria. “Satisfação em estar aqui participando. O legado dos veteranos continua vivo. Eles dedicaram anos servindo a população do DF, temos respeito e gratidão. Seu compromisso é digno, e sempre foi prestigiado por nós”, disse.

O Major Eldaci de Sousa Queiroz, Padre Capelão da PMDF, proferiu uma bênção aos veteranos, reiterando a importância de todos. “Deus os deu este dom. Os senhores fizeram, e ainda fazem, muito para a Corporação. Expressamos nosso reconhecimento”, concluiu o Major. Logo depois, os policiais militares que foram transferidos para a Reserva Remunerada nos meses de junho, julho e agosto, tornando-se veteranos, se posicionaram em frente ao palanque das autoridades, onde foram agraciados.

As policiais femininas da 1° Turma de Policiais Militares Femininas que ingressaram na Polícia Militar do Distrito Federal também foram homenageadas por terem alcançado a relevante marca de 40 anos na Instituição, em julho deste ano. Ainda no palanque, o Secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, saudou a todos, mostrando-se alegre por participar de um momento marcante. “Vocês são exemplos, dedicam suas vidas a esta Corporação. Sentimento de muito orgulho nesta data”, finalizou o Secretário.

O Coronel Tedeschi, da Reserva Remunerada, enalteceu a profissão, que envolve muito comprometimento e empenho, servindo a sociedade por anos. “A Polícia Militar do Distrito Federal é constituída por homens e mulheres que escreveram sua própria história. Ser veterano é ser responsável pela construção da nossa Instituição, com princípios e valores íntegros”, disse o Coronel.

Encerrando a solenidade, o Comandante-Geral da PMDF também fez o uso da palavra, citando a honra que é liderar a Polícia Militar nesta comemoração. “Obrigado a todos. Nossos veteranos são pessoas que deixaram lembranças extraordinárias, e que enfrentaram desafios inimagináveis, cumprindo com amor a missão. Aqueles que escolhem esta carreira defendem a justiça, ordem e segurança”.