*Texto com contribuição da EsFO

Os cadetes da XXV turma do Curso de Formação de Oficiais finalizaram as instruções da JIPOM RURAL – Jornada de Instruções Policiais Militares em ambiente rural, na manhã deste sábado (18).

O treinamento teve início no dia 14/06, às 19 horas, com a recepção dos 47 alunos da XXV turma e seis da XXIV, na Academia de Polícia Militar de Brasília. Já na alvorada, os alunos se deslocaram ao Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB). O grupamento permaneceu em instruções até hoje, dia que foi realizada uma emocionante formatura de recepção dos cadetes com a presença de seus familiares.

Nesse período, os alunos foram submetidos a instruções sobre montagem de acampamento, salvamento aquático, acuidade visual, patrulha, marcha, liderança, combate e localidade, ação e reação, nós e amarrações, zona de pouso de helicóptero (ZPH), maneabilidade, operações psicológicas, choque, busca com apoio de cães, orientação, sobrevivência, desmontagem de acampamento.

Na presente jornada, os discentes foram testados com a finalidade de superarem seus limites individuais, por meio de privação do sono, alimentação, desgaste psicológico e físico.

A jornada também foi de grande importância ao CFO III que, ao lado da Coordenação da EsFO, pode adquirir experiências tanto na área de logística, como com relação a comando, chefia e liderança.

Com certeza, a experiência marcou de forma positiva toda Escola de Formação de Oficias.