A cerimônia de encerramento do Curso de Policiamento Montado 2022 nível misto foi realizada na tarde desta terça-feira (20). A solenidade ocorreu na sede do Regimento de Polícia Montada Coronel Rabelo (RPMon).

A Turma, denominada Centauro, iniciou no dia 4 de novembro no regimento de polícia montada, tendo a participação de 32 alunos, sendo 25 policiais da PMDF e 7 policiais das coirmãs do Maranhão, de Minas Gerais, do Mato Grosso do Goiás e Santa Catarina. Formaram-se 29 policiais: 24 da PMDF e 7 das coirmãs.


A solenidade teve início com a incorporação da bandeira na tropa formada e o ingresso dos formandos na área de formatura. Logo após, ocorreu a benção do capelão evangélico da Polícia Militar, tenente-coronel Gisleno.


Em sua fala, o tenente-coronel Genilson, atual comandante do Regimento de Polícia Montada, parabenizou os formandos e lembrou o Comandante-geral: “ O nosso Regimento Coronel Rabelo já formou 196 Corcéis. Sendo 34 pertencentes a coirmãs e dois ao Exército Brasileiro, de foram que a nossa doutrina já está consolidada em todo território brasileiro”.

O 2º sargento PMDF Felício Luiz da Silva foi o primeiro colocado do curso seguido pelos tenentes Celso Junio Moessa da PMGO e Tiago Monteiro da PMDF. Os três foram homenageados e logo após, o comandante-geral, coronel Fábio, descerrou a placa do curso.


Após a homenagem o coronel Fábio fez uso da palavra e começou sua fala agradecendo a presença de todos e parabenizado os formandos.

Disse que tem um carinho especial pelo batalhão, onde serviu por 16 anos, e lembrou que a tenente Carolina da PMDF, formanda, é a primeira oficial mulher a concluir o curso no Brasil.

 

Por fim, disse aos policiais que se formaram: “ Os senhores agora fazem parte de uma elite e são o último recurso”.


Estiveram presentes no evento o Comandante do Comando de Policiamento de Trânsito da PMDF, corcel 06, coronel Edvã, o veterano da PMDF e ex-comandante do Regimento, coronel Urtiga, dentre outros militares e civis.

 

Logo ao final da solenidade a tropa desfilou em continência ao comandante-geral e encerrou com a apresentação de manobras que aprenderam durante o curso.

O Curso e a missão de seus policiais
O Curso de Operações de Choque Montado tem por objetivo habilitar o policial militar no exercício do policiamento montado voltado ao controle de distúrbios civis, tendo em vista a grande vantagem gerada pelo conjunto cavalo e cavaleiro nesse tipo de situação.
Foram ministradas disciplinas de equitação, preparação do cavalo de choque, exercícios práticos, técnicas e táticas de controle montado de distúrbios civis a cavalo, defesa pessoal, tiro prático, habilitação de armamento de lançamento de eletrodos energizados (ALEE), noções básicas de operações químicas, legislação aplicada, noções básicas de atendimento pré-hospitalar, procedimentos de emergência em veterinária, treinamento físico, direitos humanos e ordem unida a cavalo.
Uma vez formados, os policiais executarão o policiamento especializado montado, o qual visa a preservação da ordem pública em todo o Distrito Federal e em seus respectivos estados, atuando sistematicamente em controle de distúrbios civis e permanentemente na preservação do patrimônio público, privado e na defesa da integridade do indivíduo, a fim de garantir o cumprimento dos dispositivos legais que regulam a vida em comunidade.
A comprovada eficácia do processo de policiamento montado se mostra presente na caracterização dos importantes e exclusivos fundamentos que o cavalo empresta à atividade fim da Polícia Militar. A atuação da cavalaria na segurança pública se destaca pela sua grande ação de presença, pelo comandamento do policial a cavalo, pelo efeito psicológico da presença do animal, pela grande mobilidade, pela flexibilidade e pela atuação em terrenos inacessíveis a outras tropas.

 

Confira outros momentos da formatura:

Texto: Kely Marques

Fotos:Fabbri Pinho