Comprometimento com o serviço policial, o profissionalismo e o entrosamento entre os integrantes são qualidades que rendem alta produtividade à equipe Alfa do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas, mais conhecido como ROTAM. 

O 3º Pelotão de ROTAM, que é formado pelo 1º SGT Emerson Faria, 2º SGT Levi, CB W Campos e CB Zardo, foi considerado destaque por apresentar, desde janeiro de 2022 até hoje, uma produtividade de excelência. Foram 34 ocorrências atendidas, sendo 26 flagrantes. A equipe tirou das mãos de criminosos 35 armas de fogo, praticamente uma por dia de serviço, apreendeu mais de 49 quilos de drogas, além de localizar e prender um foragido da justiça.

O 1º SGT Emerson Faria, atribui a alta produtividade da equipe ao comprometimento dos policiais que compõem o grupo. “Fazemos o nosso serviço policial com dedicação e excelência porque juramos defender o cidadão de bem, mesmo com o risco da própria vida”, disse o comandante da equipe.

As equipes de ROTAM trabalham em uma escala de serviço de 12 horas, em horário de maior incidência criminal, apoiando o policiamento de todas as regiões administrativas do Distrito Federal, com atenção especial em crimes de maior potencial ofensivo. 

Uma das muitas ocorrências que ganharam destaque do pelotão, ocorreu no Gama, onde a equipe prendeu dois indivíduos com cerca de 5 kg de maconha. Na ocasião dois fatos curiosos chamaram a atenção da equipe. Primeiro é que, tal droga, estava escondida dentro da mochila escolar de uma criança de 9 anos, na qual os criminosos utilizaram para tentar disfarçar a prática delituosa, e segundo, a mãe de um dos autores era foragida da justiça e, após diligências, foi presa, tentando se esconder debaixo de uma cama.

Outra ocorrência destaque da equipe foi na área da samambaia, onde os policiais prenderam um indivíduo com cerca de 8 kg de maconha, dentro de uma mochila e uma arma de fogo.

 

O grupamento também atuou em operação conjunta com a Companhia de Policiamento Especializado da PMGO de Formosa, onde foi possível prender dois indivíduos que cometeram um roubo a residência na cidade de Planaltina- GO. Os autores estavam escondidos em uma casa no sol nascente, Ceilândia-DF, onde foi localizado duas armas de fogo, 167 munições e uma quantia de R$ 5.445,00 proveniente do assalto e ainda cerca de meio kg de maconha.

Já no Recanto das Emas, a equipe realizou abordagem em um veículo e prendeu dois indivíduos por tráfico de drogas, que estavam em posse de cerca de 11 kg de maconha.

Essas são algumas das ocorrências de destaque desta equipe de policiamento que tem trabalhado com qualidade e excelência.