A equipe destaque da semana é o Grupamento Tático Operacional – GTOP 21, vinculado ao 1.° Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal, unidade da Polícia Militar localizada no Setor Policial Sul.
Fazem parte grupamento a equipe Bravo, pelotão Charlie, o Cabo Amorim, SD Tezelli, SD Fontinele e SD Murilo os quais realizam patrulhamento tático de toda região da Asa sul, Vila Telebrasília e Setor de Clubes Sul. O lema do grupo é “Acima de tudo voltar para casa”.
O grupo é responsável por diversos flagrantes registrados nesta área: receptação, roubo a transeuntes, furtos a estabelecimentos comerciais, tráfico de entorpecentes, furto em interior de veículos, violência doméstica, roubo a transeunte, roubos de veículos e apreensões de arma de fogo.
Ressalta-se que a equipe se destacou por recuperar cerca de 20 aparelhos celulares produto de roubo ou furto. Prenderam ainda 21 foragidos da justiça com mandado de prisão e menores, com mandado de busca e apreensão. Dentre eles recapturaram 3 indivíduos que se encontravam evadidos do sistema prisional; 1 homem e duas mulheres. O homem havia empreendido fuga de um presídio localizado em Minas Gerais e as mulheres do sistema prisional do Distrito Federal.
Entre os flagrantes foi realizada a apreensão de uma arma longa, calibre. 20 com oito munições intactas com um indivíduo no centro de Brasília, no setor comercial Sul. Outra ocorrência especifica realizada pelos policiais da equipe Bravo, pelotão Charlie foi à prisão de uma associação criminosa, composta por 08 indivíduos, especializada em furtar lojas em shoppings da cidade. Na ocasião foram detidos com mais de R$ 20.000,00 reais em produtos de furto.
Outro destaque cabe à prisão de um indivíduo menor de idade que furtou produtos de uma loja de departamento na asa sul. Ele entrou na loja pelo duto do ar condicionado e subtraiu diversos objetos da loja o qual foram armazenados em mochilas e sacolas.
Ao todo, a equipe Bravo do GTOP 21 acumula prisões e apreensões de indivíduos maiores e menores, respectivamente.
Segundo a equipe, os resultados têm sido satisfatórios, pois são feitas em média 30 abordagens por serviço. O comprometimento e a disciplina consciente também é um fator destaque, pois eles atuam juntos à aproximadamente oito meses na região da asa sul. E apesar desse pouco tempo, já demonstram uma grande efetividade.