A Equipe Destaque da semana são as duas equipes do GTOP 48, que pertence ao 28º Batalhão de Polícia Militar, vinculado ao 2º Comando de Policiamento Regional. Os grupos atendem as Regiões do Riacho Fundo I e II, Placa das Mercedes, Kanegae, Sucupira, CAUB I e II. Compõe o quadro da equipe, os Soldados Alysson Santos e Cabos Ruann e S. Neto, além dos Sargentos Wesley (Comandante da equipe B), Sérgio Nogueira (Comandante da equipe A) e Mabio.

No levantamento estatístico sobre a produtividade de 2021, desde o início do ano até este mês, os policiais militares fizeram 8 flagrantes, 3 Procedimentos Apuratórios de Ato Infracional (PAAI), 12 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Também apreenderam 4 armas e recuperaram 7 veículos.

Segundo o Comandante da equipe A, Sargento Sérgio, os crimes mais comuns atendidos na área são tráfico de drogas, porte ilegal de arma, uso e porte de drogas, roubo, furto e receptação. “Acredito que o nosso diferencial é a liderança dos Comandantes, a união entre os membros da equipe, o serviço integrado à inteligência da PMDF e proteger a sociedade, servindo como regulador do combate a criminalidade e o crime organizado.”

Ainda de acordo com o Sargento “a área do Riacho Fundo é dominada pela maior facção criminosa do DF chamada comboio do cão, essa região também é bastante utilizada por criminosos como rota de fuga para veículos roubados ou furtados em outras regiões.”

A equipe prendeu, no dia 13 de março, quatro suspeitos por cometerem roubos na região do Riacho Fundo II. Os homens dirigiam um Uno roubado quando tentavam escapar da Polícia Militar. No acompanhamento, o motorista suspeito perdeu o controle e colidiu o veículo. Eles tentaram fugir a pé, mas foram presos pela equipe e com eles foi encontrado celulares produtos de roubos.

Outra ocorrência que marcou a equipe este ano foi quando os policiais militares foram chamados para atender uma ocorrência de aglomeração de pessoas em plena pandemia. Chegando ao local, os participantes da festa arremessaram copos e garrafas, causando uma confusão generalizada. A equipe conseguiu apaziguar a situação e levar os responsáveis para a 27ª Delegacia, aonde a dona da casa da festa arcou com uma multa de 10 mil reais e outras quatro pessoas foram multadas em 2 mil reais cada. Eles foram autuados também por desacato e desobediência.

“O reconhecimento que recebemos jamais serve para nossa vaidade, embora seja o fruto de um trabalho de amor por parte desta valorosa equipe. O mérito é daqueles que adestram as nossas mãos para o combate, o Senhor dos Exércitos. Ademais, o comprometimento pessoal de cada um dos membros da equipe possibilitou esses resultados e nos deixa orgulhosos em fazer parte desse seleto grupo chamado GTOP 48. Que possamos, com honra, seguir como instrumento da justiça divina. Obrigado pelo reconhecimento”, destacou o Comandante da equipe, Sargento Wesley.