Fotos: Paulo Jamir / CCS/PMDF

Na manhã desta quarta-feira (15),  A Polícia Militar do Distrito Federal participou da entrega de instrumentos musicais promovida pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) no Centro Educacional 308 do Recanto das Emas.

Ao todo, o Centro Educacional 308 do Recanto das Emas recebeu 72 instrumentos, entre flautas, surdos e clarinetes. O material destinado às escolas cívico-militares do Distrito Federal será utilizado em aulas de música e para formação de banda entre os estudantes, nos horários contrários das aulas.

A iniciativa faz parte do modelo de ensino de gestão compartilhada e a SSP é responsável pela gestão disciplinar. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal atuam na coordenação de atividades extracurriculares e nas ações disciplinares voltadas à formação cívica, moral e ética do corpo discente, objetivando o bem-estar social.

As aulas de música são essenciais para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, que poderão participar da formação seguindo critérios como apresentar bom comportamento e rendimento escolar, avalia o subsecretário de Gestão Compartilhada, coronel Alexandre Ferro.

 “A música contribui para o desenvolvimento integral do aluno, desde a socialização e a criatividade até aspectos como a fala e a respiração. Além disso, a criação de uma banda de música faz parte da tradição das escolas militares. As bandas de música fazem parte da identidade da escola cívico-militar e possibilitam o desenvolvimento do potencial dos alunos com as aulas de música”, afirma o subsecretário.

O Comandante-Geral da PMDF, Coronel Vasconcelos, falou sobre a importância de consolidar a parceria entre a Segurança Pública e a Educação. “Levar aos nossos adolescentes e nossas crianças inclusão social, cidadania, cultura de paz, civismo, além de muitas qualidades que vêm com a disciplina, educação e com respeito aos nossos alunos. A PMDF se orgulha de ser parceira nesse projeto que está fazendo tanto sucesso junto à comunidade.”