Fotos: SGT Wander / CCS/ PMDF
Na manhã desta sexta-feira (4), no Pátio de Formaturas da Academia de Polícia Militar de Brasília, ocorreu a cerimônia de apresentação dos 51 Cadetes da 25ª Turma do Curso de Formação de Oficiais. Esses Cadetes serão preparados para muito em breve servirem a sociedade com excelência.
Alguns alunos vivem essa experiência pela primeira vez, mas grande parte dos cadetes integrantes da nova turma já eram militares, sendo 34 praças da Polícia Militar do Distrito Federal e três praças do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Durante a solenidade o padre capelão da corporação major Eldaci Queiroz, fez uma oração abençoando os novos cadetes e todos os presentes. Ele pediu por sabedoria para os alunos da 25ª Turma de Oficiais.
Os novos cadetes iniciam uma nova jornada, onde terão contato com experiências ímpares e fundamentais ao exercício do oficialato, seguindo as esteiras das turmas que os antecederam nesse processo formativo repleto de tradições e reconhecimento acadêmico.
Os alunos iniciaram as atividades ainda este ano na APMB. O Curso de Formação de Oficiais tem a duração de três anos em período integral, sendo reconhecido pelo Ministério da Educação como bacharelado em Ciências Policiais e visa formar os futuros gestores da PMDF.
Durante o curso eles receberão instruções em diversas áreas do conhecimento tais como legislação da PMDF, direito, redação oficial, além de aulas práticas de tiro, defesa pessoal, radiopatrulhamento dentre outras. Ao término do curso, os formandos serão declarados aspirantes-a-oficial e posteriormente serão promovidos ao posto de 2° tenente do Quadro de Oficiais da Polícia Militar do DF.
Em seu discurso, o comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, agradeceu a todos que estavam presentes e falou sobre o desafio e responsabilidade que os cadetes terão pela frente.
“O oficialato chancelará autoridade, e esta estará acompanhada de grandes e incontáveis responsabilidades. Tenham em mente que a melhor decisão tomada pelos integrantes da 25ª turma do CFO foi, de forma voluntária, optar por adentrar aos Portões das Armas desta tradicional Academia de Polícia Militar, iniciando, assim, um novo e intenso capítulo de suas histórias pessoais, com a certeza, aos que se formarem, de estarem abraçando uma das carreiras mais nobres e desafiadoras”.
A disciplina, o comprometimento, o culto às tradições, o desejo de combater o crime, de servir à população do DF devem acompanhar o policial militar durante toda a sua vida. E tudo isso será adquirido nos próximos três anos.
A solenidade emocionou várias pessoas entre autoridades, civis, militares que compareceram ao evento e prestigiaram de perto os alunos do Curso de Formação de Oficiais. Estiveram presentes ainda na cerimônia o subcomandante-geral, coronel Hércules Freitas, chefe do Departamento de Educação e Cultura, coronel Rodrigo Moreira de Souza, a comandante da Academia de Polícia Militar de Brasília, coronel Karla Cristian Rodrigues de Menezes, dentre outros oficiais e praças policiais militares e convidados.