- PUBLICIDADE -

Formatura de encerramento do Curso de Policiamento Diplomático

O Batalhão Rio Branco da Polícia Militar do Distrito Federal promoveu, nesta quinta-feira (12), a Formatura de Encerramento do 5º Curso de Especialização de Policiamento de Apoio ao Corpo Diplomático – 2022. O evento aconteceu no Auditório do Colégio Mackenzie do Lago Sul.

O Curso promovido ocorreu no período 26 de abril a 12 de maio de 2022 e formaram-se 18 policiais da PMDF, entre oficiais e praças, um militar da Polícia Militar do Paraná e um policial militar do Rio de Janeiro.

Dentro de uma carga horária de 90 h/a foram ministradas disciplinas essenciais para o desenvolvimento do policiamento junto a diplomacia, tais como abordagem ao corpo diplomático, Direito Internacional Público, Representações estrangeiras e imunidades diplomáticas, resposta em ocorrências com artefatos explosivos, através do qual os alunos conheceram a doutrina e a jurisprudência aplicadas à realidade da PMDF bem como entenderam os meios disponíveis, as atribuições, os procedimentos adequados e suas limitações no atendimento de ocorrências envolvendo a comunidade diplomática. Além disso, tiveram a oportunidade de participar de palestras, nobremente elaboradas e apresentadas por embaixadores, adidos militares, civis e policiais militares.

O orador da turma, tenente Capelli, agradeceu em nome de todos os formandos o brilhante modo como o curso foi conduzido, tanto nas demandas administrativas, quanto no comprometimento demonstrado em todos os momentos pelos organizadores e instrutores.

A PMDF é a única instituição no Brasil a promover um curso de especialização com o objetivo de dotar os policiais com conhecimento técnico-profissional para executar o policiamento ostensivo, voltado ao corpo diplomático.

O 5º Batalhão da Polícia Militar do DF é responsável pelo policiamento ostensivo no Lago Sul e dos Setores de Embaixadas Sul e Norte. A Unidade Policial é competente para atuar no DF em situações que envolvam o Corpo Diplomático. Além disso, eles também atuam com Policiamento Turístico na Capital.

O Batalhão conta com policiais especializados em atendimento aos turistas que são capacitados, bilíngues, que conhecem os pontos turísticos da capital e podem proporcionar uma visita ainda mais segura e qualificada. Brasília é casa de 135 embaixadas.

A solenidade contou com a presença do Comandante-Geral da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira, do Chefe do Departamento de Educação e Cultura, coronel Rodrigo Moreira de Souza, do comandante do 1º Comando de Policiamento Regional (1º CPR), coronel André Luiz Resende do Nascimento, do Comandante do Batalhão Rio Branco, major Rafael Delatorres, do subcomandante do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA), major Adelino José de Oliveira e de diversas autoridades, incluindo procurador da república, diplomatas e representantes de embaixadas.

Redação
Redaçãohttps://policiamentointeligente.com
Portal Especializado em Segurança Pública e Política.
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -