A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou, na tarde nesta quinta-feira (22), a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO/2024 (Pós-Graduação lato sensu em Ciências Policiais), pré-requisito essencial para alçar ao posto da carreira de major e tenente-coronel, ou seja, fazer parte do Alto Comando da Corporação.

O curso teve duração de 4 meses de intensos estudos, com carga horária de 405 horas/aula, que formaram o corpo discente de 68 capitães, sendo 55 combatentes, 4 dentistas e 5 médicos da Polícia Militar do Distrito Federal, 2 combatentes da Polícia Militar do Estado de São Paulo e 2 combatentes da Polícia Militar do Goiás.

Apresentada a tropa, deu-se início a cerimônia, com o Tenente-Coronel José Ítalo Soares, comandante interino da Academia de Polícia Militar de Brasília, o qual destacou “o esforço da escola para excelência do curso, com inovação, estratégia e comprometimento na hora de ensinar, enfatizando que a PMDF precisa de líderes que façam sempre o melhor”.

O capelão, abençoou os formandos, falando que devem trilhar o caminho de Deus, honrando a farda da Polícia Militar e em seguida, os três primeiros colocados do curso foram premiados.

Ao dirigir as palavras aos convidados, o Secretário Executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Paturi, reforçou a “confiança dada aos formandos, tendo em vista o papel de liderança com a nova jornada que estes passaram a traçar, definindo novos rumos a tropa, lembrando que Brasília é nossa e não tem lugar para bandidos”.

Durante a solenidade, a Comandante-Geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, argumentou sobre a importância da especialização contínua na carreira policial, sublinhando o compromisso da corporação com a excelência no serviço à comunidade do Distrito Federal.
A coronel ressaltou o marco significativo na carreira que se inicia a partir de então. Enfatizou o fato de a partir de então estarem preparados para assumir responsabilidades de Oficial Superior, afinal, graduados em um curso de elevado padrão, com muito aprendizado, além de resiliência, disciplina, ética e postura exemplar.

Além da Comandante-Geral, o evento contou com a participação do Subcomandante Geral, coronel Fabrício Boechat de Camargos, o Chefe de Estado-Maior, coronel Marcus Vinícius da Silva Antunes, a chefe do Departamento de Educação e Cultura (DEC), coronel Karla Cristian Rodrigues de Menezes, o Deputado Distrital, Hermeto, o Secretário Executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Paturi, dentre outras autoridades civis e militares.