A cerimônia de encerramento do X Curso Operacional de Rotam (COR) aconteceu na noite desta terça-feira (14), na Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB).

O X COR teve início no dia 9 de março de 2022 com 51 alunos e apenas 24 concluíram o curso. Sendo 23 integrantes da PMDF e um policial militar do Pará. Com duração de 95 dias, totalizando 650 horas/aula, os novos formandos receberam diversas instruções de especialização técnico profissional.

O soldado Euler, 2º Tenente Lopes e o soldado Bahia foram os 1º, 2º e 3º colocados respectivamente.

Participaram da cerimônia o coronel Fábio Augusto Vieira, comandante-geral da PMDF, coronel Edvã de Oliveira Sousa, subcomandante-geral da PMDF, oficiais, praças e familiares dos formandos.

O coronel Fábio Augusto Vieira, durante o uso da palavra, saudou a todos os presentes e desejou sorte aos novos raiados. “Rotam, desejo de muitos, privilégio de poucos. O X Curso Operacional de Rotam, muitos querem, mas poucos conseguem o feito que os senhores hoje estão tendo” declarou.

Para o formando 2º sargento Flávio Castro o curso foi muito intenso de muitas atividades e muitas instruções. “O sentimento é de vitória, de conquista e dever cumprido da conquista do tão esperado raio vermelho imortal. Agora vamos contribuir da melhor forma possível para sociedade de Brasília”, concluiu.

Após receberem os brevês dos padrinhos e madrinhas, o efetivo motorizado do batalhão de Rotam desfilou em continência ao comandante geral da PMDF. Logo em seguida, o capitão Ricardo Barros Rocha, coordenador do curso, comandou o último fora de forma.

Sobre a Rotam:

As Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas da PMDF (Rotam) prima pela especialização técnica. Criada há 17 anos, tornou-se referência nacional e internacional em patrulhamento tático motorizado, com recordes em apreensões de armas de fogo e de envolvidos em tráfico de drogas.