- PUBLICIDADE -

Formatura do XIV Curso de Patamo

No fim da tarde desta quarta-feira (15), 44 policiais se formaram no XIV Curso de Patamo. A formatura ocorreu no pátio do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque).

 

O curso, que teve sua aula inaugural no dia 4 de abril, começou com 57 alunos, porém 13 policiais não conseguiram concluir. Dos 44 policiais formados hoje, 39 são policiais da PMDF, uma policial é do Ceará, outros três militares são da Marinha do Brasil e um é policial penal.

 

Os policiais, 39 masculinos e 5 femininas, passaram 73 dias por várias instruções da doutrina aprimorada do Patamo. Dentre as instruções podemos destacar a instrução de patrulha urbana, técnicas de abordagem e de choqueligeiro.

 

A solenidade teve início exatamente com a apresentação de simulações de patrulha urbana, onde os policiais realizam incursão em lugares onde a viatura não entra; demonstração de abordagem, realizada dentro dos padrões d e legalidade e respeitado os direitos humanos e por fim a demonstração de choque ligeiro, onde os militares realizam intervenção para reestabelecer a ordem pública.

Já com a tropa formada, o comandante do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), major Cunha, citou uma fala do primeiro-ministro Britânico durante a 2º Guerra Mundial, Winston Churchill: “Vivemos com que recebemos, mas marcamos a vida com que damos”; parabenizando os formandos pela doação de darem o melhor de cada um durante o curso.

 

O Secretário Nacional de Segurança Pública, coronel Paim, integrante da PMDF, concluiu o curso de Patamo de 2007. Fez uso da palavra e disse que se sente honrado em fazer parte da história do Batalhão.

 

Em sua fala, o Comandante-geral, coronel Fábio Augusto disse que não só os policiais receberam o braçal e a insígnia, mas sim todos os familiares que acompanharam todas as fases para que pudessem concluir o curso e lembrou que o Patrulhamento Tático Móvel nasceu a quase 35 anos.

 

Os três primeiros colocados foram homenageados com um certificado e uma placa, são eles os tenentes José Paulo Lira dos Santos, Thiago Alves Barreto da Costa e Gustavo Batista Nogueira de Moura, primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente, todos da PMDF.

 

Estiveram presentes na solenidade o Chefe do Departamento Operacional, coronel Náime, Chefe do Departamento de Educação e Cultura, coronel Rodrigo, Comandante do Comando de Missões Especiais, coronel Flávio, Deputado Distrital João Hermeto, tenente-coronel de infantaria, Leonado Ferreira Martins, Diretor da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais, sr. Rafael, dentre outros militares e civis.

Redação
Redaçãohttps://policiamentointeligente.com
Portal Especializado em Segurança Pública e Política.
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -