A solenidade de encerramento do XIV Curso de Operações de Choque foi realizada na tarde desta quinta-feira (13), no pátio do Batalhão de Policiamento de Choque no Setor Policial Sul.
O curso teve início no dia 25 de julho com carga horária de 450 h/a com as mais diversas instruções. Com 45 policiais inscritos, 12 não concluíram, estando hoje no pátio de formatura 33 militares, todos da PMDF.
O curso formou os policiais com todos os conhecimentos necessários para executar o policiamento ostensivo especializado de choque em seus tipos e modalidades específicas.
Aprenderam técnicas e táticas de operações de choque em grandes eventos e manifestações populares, estabelecimentos prisionais, praças desportivas, e em reintegração de posse urbana e rural. Serão treinados a fazer uso técnico e racional dos instrumentos de menor potencial ofensivo disponíveis na corporação, com foco no uso diferenciado da força.
Foram treinados a conduzir viaturas especializadas em comboios para atuação em operações diversas, e ao longo de todo o curso receberam treinamento físico e emocional direcionado a prepará-los para enfrentar as mais diversas situações já vivenciadas pelos integrantes do BPChoque ao longo dos quase cinquenta anos de criação da Unidade.
O comandante do BPChoque, major Cunha, agradeceu a presença de todos e se dirigiu aos familiares dos formandos dizendo: “Esta vitória deles, é tão deles quando dos senhores” fazendo um paralelo da ausência do policial para realizar o curso e da força recebida pelos familiares para não desistirem.
O coronel Pain, Secretário Nacional de Segurança Pública, e policial militar da PMDF, esteve presente. Integrante do 1º Curso de Operações de Choque da Corporação, em sua fala disse: ”Nós esperamos que vocês, que ao olharem para os amigos do lado, percebam que agora, de fato, é uma muralha, uma família unida, onde um vai ajudar o outro. ”
Além das autoridades, já citadas, estiveram presentes na formatura o chefe do Departamento de Educação e Cultura, coronel Rodrigo Moreira de Souza, comandante do Comando de Policiamento de Missões Especiais, Coronel Flávio, o chefe do Centro de Comunicações Sociais, coronel Danilo, e Capitão de Navio da República Dominicana, Abel Esmurdoc.